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dc.contributor.authorMalanconi, Maurício
dc.date.accessioned2016-06-02T20:00:47Z
dc.date.available2013-02-25
dc.date.available2016-06-02T20:00:47Z
dc.date.issued2012-11-27
dc.identifier.citationMALANCONI, Maurício. Considerações sobre misturas de solos tropicais estabilizados quimicamente para uso como camada de pavimento urbano. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4341
dc.description.abstractIn view of the lack of basic infrastructure in Brazilian cities, especially in regard to paving networks, it is of fundamental importance a study to ascertain the geological characteristics of the materials available and their potential use as pavement layer after incorporation of additives. This thesis aims at determining, in the laboratory, the mechanical results of soiladditive mixture, in order to evaluate the structural performance of chemically stabilized tropical soils. It also brings, specific objectives, comparing traditional additives - cement and lime - with another additive available in the brazilian market; analyzing the possibility of using these stabilized soils in urban pavement layers and obtaining reference results that may provide subsidies for pavement designers. This research develops from the collection of four (4) soil samples at different points in São Carlos/SP, with whom has been conducted a series of tests: California Bearing Ratio, Expansion and Compression Test. There was an evaluation of soils by determining the mechanical properties of the mixed soil and additive, in terms of carrying capacity, simple compression and expansion. The results were obtained after compression of the mixture in the test specimens and the use of standardized testing methodologies. After a long series of laboratory tests developed for each sample, a critical analysis of structural performance, primarily in its natural condition, then with the structural behavior of each of them, after the incorporation of additives. Research has shown that the best structural behavior of all samples collected in the different conditions of stabilization occurred with the sample ST-03 which, stabilized with 6% cement, obtained in laboratory satisfactory performance for use as the base layer of pavement.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia urbanapor
dc.subjectSolos - compactaçãopor
dc.subjectSolocimentopor
dc.subjectSolo-calpor
dc.subjectSolos estabilizadospor
dc.subjectSolo aditivadopor
dc.subjectComportamento estruturalpor
dc.subjectÍndice de Suporte Califórniapor
dc.subjectResistência a Compressão Simplespor
dc.subjectSoil stabilized, Soil-cementeng
dc.subjectSoil-lime, soil additiveeng
dc.subjectStructural behavioreng
dc.subjectIndex Support Californiaeng
dc.subjectCompression Testeng
dc.titleConsiderações sobre misturas de solos tropicais estabilizados quimicamente para uso como camada de pavimento urbanopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcos Antonio Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783415Y2por
dc.description.resumoEm vista da carência de infra-estrutura básica nas cidades brasileiras, principalmente no que se refere às redes de pavimentação, faz-se de fundamental importância um estudo que permita conhecer as características geológicas dos materiais disponíveis e as suas possibilidades de utilização como camada de pavimento após a incorporação de aditivos. Esta dissertação tem como objetivo principal determinar, em laboratório, os resultados mecânicos da mistura soloaditivo, a fim de se avaliar o desempenho estrutural de solos tropicais estabilizados quimicamente. Traz ainda, como objetivos específicos, comparar os aditivos tradicionais - cimento e cal - com uma opção de aditivo disponível no mercado brasileiro; analisar a possibilidade de utilização desses solos estabilizados em camadas de pavimentos urbanos e obter resultados de referência que venham a fornecer subsídios aos projetistas de pavimento. Esta pesquisa desenvolve-se a partir da coleta de 4 (quatro) amostras de solo em diferentes pontos do município de São Carlos/S.P., com as quais se realizou uma série de ensaios de Capacidade de Suporte (CBR), Expansão (EXP.) e de Resistência a Compressão Simples (RC). Fez-se a avaliação dos solos tropicais através da determinação das propriedades mecânicas das misturas de solo e aditivo, em termos de capacidade de suporte, expansão e compressão simples. Os resultados foram obtidos após a compactação da mistura, em corpos de prova e com o emprego das metodologias de ensaio normalizadas. Após uma larga série de ensaios de laboratório, desenvolveu-se, para cada amostra, uma análise crítica do desempenho estrutural, primeiramente, em sua condição natural e, depois, no comportamento estrutural de cada uma delas, após a incorporação dos aditivos supracitados. A pesquisa demostrou que o melhor comportamento estrutural de todas as amostras coletadas, nas diversas condições de estabilização, ocorreu com a amostra ST-03 que, estabilizada com 6% de cimento, obteve em laboratório desempenho satisfatório para emprego como camada de base de pavimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1061881158800166por


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