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dc.contributor.authorMello, Ana Lucia Vargas de
dc.date.accessioned2016-06-02T20:09:23Z
dc.date.available2005-07-08
dc.date.available2016-06-02T20:09:23Z
dc.date.issued2005-03-23
dc.identifier.citationMELLO, Ana Lucia Vargas de. Cálculo de lajes lisas com protensão parcial e limitada.. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4709
dc.description.abstractFlat slabs are associated with rationalization, better esthetic conditions and higher speed during construction. The use of post-tension can make this system viable since it strongly improves the structural performance in respect to punching and in case of extreme deflection of the slab. The durability of prestressed concrete elements is assured by meeting their limiting crack requirements. The Brazilian code for structural concrete prescribes the obligation of using limited post-tension, within aggressive environments, and in other cases, partial posttension. The verifications to be made in both cases are different, as well as the calculation procedures. In this particular research, some procedures to determine the number of tendons that are needed for partial and limited post-tension are presented, as well as the wide range of possibilities in the use of quantitative passive and active reinforcements. Possible tendon profiles, horizontal tendon layouts, and the use of bonded or unbonded tendon are also suggested and discussed. All procedures are shown within a numerical example and according to the conditions foreseen in the Brazilian code for structural concrete. Based on the found results, the adopted procedures provided good solutions for design of post-tensioned slabs.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectProtensão parcialpor
dc.subjectProtensão limitadapor
dc.subjectLajes estruturaspor
dc.subjectCálculopor
dc.titleCálculo de lajes lisas com protensão parcial e limitada.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Roberto Chust
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633394168236221por
dc.description.resumoA laje lisa sempre foi um anseio na construção civil devido às inúmeras vantagens que o sistema permite; entre elas, a maior racionalização, uma condição estética melhor, além de uma velocidade maior em execução. O uso da protensão vem tornar esse sistema viável, pois melhora substancialmente o comportamento da estrutura na punção e nos deslocamentos transversais excessivos. Uma das condições para garantir a durabilidade das peças de concreto protendido é atender à verificação de fissuração. O texto da atual norma de concreto NBR 6118 é bem claro na sua redação referente à pós-tração, a qual prescreve, para ambientes com agressividade forte e muito forte, a obrigatoriedade do uso de protensão limitada e, nos demais casos, a protensão parcial. As verificações a serem feitas nos dois casos são distintas, o que faz com que o procedimento de cálculo também o seja. Neste trabalho são mostrados os processos de cálculo do número de cabos para a protensão parcial e limitada, mostrando-se ainda as possibilidades de variações no emprego de quantitativos de armadura passiva e ativa. São sugeridas e discutidas também algumas possíveis trajetórias verticais de cabos, a sua distribuição em planta e o uso de cordoalha aderente ou não. Todos os procedimentos são mostrados através da resolução de exemplos simples e que atendem às condições da atual norma de concreto NBR 6118. A partir dos resultados, são feitos diversos comentários das soluções encontradas, mostrando que os procedimentos adotados de cálculo chegam a bons resultados de projeto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpor


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