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dc.contributor.authorGarção, Diogo Costa
dc.date.accessioned2016-06-02T20:19:10Z
dc.date.available2009-07-15
dc.date.available2016-06-02T20:19:10Z
dc.date.issued2009-02-16
dc.identifier.citationGARÇÃO, Diogo Costa. Papel do sistema histaminérgico nos processos de aprendizagem e memória em Carassius auratus após ablação cerebelar. 2009. 65 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5244
dc.description.abstractThis study investigated the effect of post-training treatment with L-histidine, Pyrilamine and Zolantidine on the memory consolidation of inhibitory avoidance in Carassius auratus submitted to cerebellar ablation. Cerebellar ablation was performed 3 days before the experiment. The inhibitory avoidance procedure included one habituation day, one training day (5 trials: T1, T2, T3, T4, T5) and a test day (TE). On the training day, each fish was individually placed in a white compartment separated from a black compartment by a sliding door. After 30s, the door was opened. When the fish crossed into the black compartment, a weight was dropped in front of it (aversive stimulus). An intraperitoneal injection with saline or L-histidine (100 mg/kg), Pyrilamine (35 mg/ml) and Zolantidina (ZO) was administered 10 minutes after the trials. The difference in the time elapsed until the fish entered the black compartment (latency) during training and testing was taken as an indicator of behavioral learning and memory. Data were analyzed by ANOVA and the Student Newman-Keuls test (p< 0.05). The three experiments indicated that in T5, all groups had similar latencies that were significantly higher than T1 latencies, indicate that all groups were able to acquire inhibitory avoidance, suggesting that cerebellar ablation does not impair learning. However, twenty four hours after the trainings, the animals with ablation indicating retention of the task while that the animals of the Sham group do not consolidate memory. The results of experiment I showed that the L-histidine reverted the effect of injury. Experiment II demonstrated that the Pyrilamine does not influence in the consolidation of the memory and the data of experiment III indicated that the zolantidina facilitates the acquisition of inhibitory avoidance independent of the cerebellum. These results suggest that the cerebellum is involved in the memory consolidation of inhibitory avoidance and/or interpretation of the aversive value and that this process is mediated by H2 receptors.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCerebelopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectL-Histidinapor
dc.subjectPirilaminapor
dc.subjectZolantidinapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCerebellumeng
dc.subjectL-histidineeng
dc.subjectPyrilamineeng
dc.subjectZolantidinaeng
dc.titlePapel do sistema histaminérgico nos processos de aprendizagem e memória em Carassius auratus após ablação cerebelarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mattioli, Rosana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4797764Z6por
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo investigar o efeito farmacológico do precursor da histamina (L-histidina) e dos antagonistas dos receptores H1 (Pirilamina) e H2 (Zolantidina) na consolidação da memória de esquiva inibitória em Carassius auratus após ablação cerebelar. Para isso, foram realizados três experimentos, sendo empregados os mesmos procedimentos experimentais, no entanto, diferindo nos tratamentos farmacológicos realizados, que foram: I -L-histidina (dose: 100mg/kg) II - Pirilamina (dose: 35 mg/kg) e III - Zolantidina (dose: 20mg/kg), sendo todos acompanhados de dois grupos controle (Sham), um injetado com solução salina e outro da cirurgia (Lesão Fictícia). Um aquário foi dividido em dois compartimentos iguais por uma porta tipo guilhotina, sendo um compartimento branco e o outro preto. No compartimento preto foi associado um sistema de polia, do qual um peso era liberado na sua extremidade quando o animal entrava neste compartimento. Após três dias de recuperação da cirurgia, foi realizado o procedimento comportamental composto por três dias consecutivos, sendo eles: Habituação, Treino cinco treinos (T1, T2, T3, T4 e T5) e Teste. O tratamento farmacológico era realizado via intraperitoneal após dez minutos do último treino (T5) e em seguida os peixes foram recolocados no aquário de origem. O tempo utilizado pelo animal para entrar no compartimento escuro (latência) foi registrado em segundos nos treinos e no teste. Os dados foram analisados pelo teste de homogeneidade (Levene) e quando necessário foram transformados para log10 (Experimento I). As latências dos treinos e do teste de cada experimento foram submetidas a análise de Variância (ANOVA), seguido pelo teste de comparação múltipla Student Newman Keuls (SNK). Os três experimentos indicaram que a ablação do cerebelo não impede que o animal aprenda o condicionamento de esquiva inibitória, no entanto, vinte quatro horas após o treino, os animais com ablação indicam retenção da tarefa enquanto os animais do grupo Sham não consolidam a mesma. Os resultados do experimento I mostraram que a L-histidina reverteu o efeito da lesão. O experimento II demonstrou que a Pirilamina não influencia na consolidação da memória e os dados do experimento III indicam que a zolantidina facilita a aquisição de esquiva inibitória independente do cerebelo. Estes resultados sugerem que o cerebelo está envolvido na consolidação da memória de esquiva inibitória e/ou interpretação do valor aversivo e que este processo é mediado via receptores H2.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFtpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8860280866778460por


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