Show simple item record

dc.contributor.authorAfonso, Andréia Francisco
dc.date.accessioned2016-06-02T20:34:47Z
dc.date.available2013-10-31
dc.date.available2016-06-02T20:34:47Z
dc.date.issued2013-08-30
dc.identifier.citationAFONSO, Andréia Francisco. Teachers school of basic education school and their contributions in training of teaching initiation scholarship fellows from the field of chemistry. 2013. 177 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6284
dc.description.abstractIn this study we investigated the role of employees and trainer teachers of a public school for basic education of São Carlos, in hosting and collaborating with Chemistry teaching initiation scholarship fellows, participants of Institutional Program Initiation Scholarship to Teaching. The researcher was a participant observer, working as an advisor to these fellows. In addition to the Chemistry fellows also participated in this research: three supervisors, Chemistry teacher of public school, who is also one of a supervisor; the Secondary School coordinator and two coordinators of Literature and Chemistry fields. For data collection were used: the researcher's field diary, the portfolio and audio recorded, semistructured interviews. These recordings were described in its entirety or in parts. Data were analyzed using the categories established from the research question. The results point out that monitoring the work of a more experienced teacher is essential for fellows to better identify the role of the teacher in the classroom, thus contributing to the construction of identity teacher. The indiscipline and number of Chemistry classes are some of the difficulties cited by fellows, but these obstacles are also faced by school teachers. Thus, the openness of the employees and trainer-teachers to dialogue and collaborative work, advising and sharing their experiences during the activities, conveys security and support so that fellows may continue evolving. But for the contributions of these teachers are potentiated, it is necessary that theses teachers feel included in the initial stages of the training process of these fellows.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciapor
dc.subjectBolsistas de iniciação à docênciapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducação básicapor
dc.titleOs professores da escola de educação básica e suas contribuições na formação dos bolsistas de iniciação à docência da área de químicapor
dc.title.alternativeTeachers school of basic education school and their contributions in training of teaching initiation scholarship fellows from the field of chemistryeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Marques, Clélia Mara de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796205D7por
dc.description.resumoNeste estudo foi investigado o papel dos professores colaboradores e coformadores de uma escola pública estadual de educação básica de São Carlos, ao receber e atuar junto aos bolsistas de iniciação à docência de Química, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. A pesquisadora foi observadora participante, atuando como orientadora desses bolsistas. Além dos bolsistas, também participaram desta investigação: três supervisores; a professora de Química da escola estadual, que também é uma das supervisoras; o coordenador pedagógico do Ensino Médio e duas bolsistas coordenadoras das áreas de Letras e de Química. Para coleta dos dados foram utilizados: o diário de campo da pesquisadora, o portfólio e as entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio. Algumas destas gravações foram transcritas na íntegra e outras, apenas seus trechos. Os dados foram analisados através das categorias criadas, a partir da questão de pesquisa. Os resultados apontam que o acompanhamento do trabalho de um professor mais experiente é essencial, para que os bolsistas identifiquem melhor o papel do docente em sala de aula, contribuindo assim para a construção da identidade docente. A indisciplina e o número de aulas de Química são algumas das dificuldades citadas pelos bolsistas, porém estes desafios também são enfrentados pelos docentes da escola. Sendo assim, a abertura dos professores colaboradores e coformadores ao diálogo e ao trabalho colaborativo, orientando e compartilhando suas experiências durante as atividades, transmite confiança e apoio para que os bolsistas se desenvolvam profissionalmente. Mas para que as contribuições desses professores sejam potencializadas, é preciso que eles se sintam inseridos no processo de formação inicial desses bolsistas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1105432487453207por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record