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dc.creatorSaqueto, Karla Carolina
dc.date.accessioned2016-06-02T20:35:03Z
dc.date.available2015-05-13
dc.date.available2016-06-02T20:35:03Z
dc.date.issued2015-03-06
dc.identifier.citationSAQUETO, Karla Carolina. Green chemistry in higher education of chemistry: a case study on the effective practices in a São Paulo IES. 2015. 285 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6345
dc.description.abstractThe main objective in this paper is to analyze the scenario in Green Chemistry (GC) education practiced in a São Paulo-based IES (Higher Education Institute). This was achieved by studying the proposals which are especially directed to the development, adaptation and application of didactic experiments which have inserted GC contents. This scope was achieved by implementing a qualitative approach-based research methodology through document analysis, questionnaires and semi-structured interviews, based on the methodological assumptions of content analysis alongside an extensive literature review that contributed to the GCE (Green Chemistry Education) publications. The study consisted of five experimental subjects in different areas of chemistry, which were observed and followed with regards to inserting GCE by introducing GC experiments and/or guidelines. Based on the data attained, this paper proposes six principles of GCE, which together with the Green Star (GS) holistic metric allow a better analysis and range of the experimental practices considered green. Among the GCE principles, the introduction of questioning/contextualization (STS approach) and research incentive proved to be vitally important. As observed through the introduction of the green experiments Detection of Metals routinely identified and Extraction and quantification of Fe (III) ions in soil samples , besides learning conceptual and procedural contents, some practices promoted attitudinal contents, which play an important role related to stimulating critical thinking, integrated approach to the exercise of citizenship and responsibilities for future competent professional practices and committed to humanistic, ethical criteria, and scientific rigor.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopor
dc.subjectQuímica verdepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.titleQuímica verde no ensino superior de química: estudo de caso sobre as práticas vigentes em uma IES paulistapor
dc.title.alternativeGreen chemistry in higher education of chemistry: a case study on the effective practices in a São Paulo IESeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Zuin, Vânia Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5265150425993880por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7669474258357906por
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal analisar o cenário da Educação em Química Verde (QV) praticada em uma IES paulista, por meio do estudo das propostas voltadas especialmente ao desenvolvimento, adaptação e aplicação de experimentos didáticos que objetivavam inserir conteúdos de QV. Para alcançar este escopo foi adotada a abordagem qualitativa como metodologia de investigação, por meio de análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, com base nos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. O estudo compreendeu 5 disciplinas experimentais em subáreas diferentes da química, que foram acompanhadas para inserção da Educação em Química Verde (EQV) por meio da introdução de experimentos e/ou orientações em QV. Com base nos dados levantados, este trabalho propõe 6 princípios da EQV que, juntamente com a métrica holística Estrela Verde (EV), podem permitir uma mais adequada análise dos alcances de práticas experimentais consideradas verdes. Dentre os princípios da EQV, a introdução de problematização/contextualização (abordagem CTS) e o incentivo à pesquisa mostraram ser de fundamental importância. Como observado por meio da introdução dos experimentos verdes Identificação de Metais presentes no seu cotidiano e Extração e quantificação de íons Fe (III) em amostras de solo , algumas práticas puderam promover, além do aprendizado de conteúdos conceituais e procedimentais, conteúdos atitudinais, que têm um importante papel relacionado ao estímulo à reflexão crítica, visão integrada para o exercício da cidadania e responsabilidades para uma futura atuação profissional competente e compromissada com critérios humanísticos, éticos, e de rigor científico.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor


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