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dc.contributor.authorColpani, Rogério
dc.date.accessioned2016-06-02T19:07:10Z
dc.date.available2015-10-28
dc.date.available2016-06-02T19:07:10Z
dc.date.issued2015-06-25
dc.identifier.citationCOLPANI, Rogério. AR+G Educational Activities: an argumented reality with gamification application to assit ther learning process of studentes with intellectual disabilities. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/636
dc.description.abstractIn this work, it developed an Augmented Reality with Gamification application to assist the learning process of students with intellectual disabilities in general. This application enables the teacher explore various skills with students, how examples, classification, discrimination, color, quantity, problem situations, functionally of objects and association. It was evaluated by two special education professionals and tested by ten students with intellectual disability. In order to evaluate the potential of the application was used quantitative and qualitative methods. In the quantitative stage, questionnaire were applied to the teacher. This questionnaire, regarding the skills presented by the students, were applied prior to the tests with the application get started in schools and were reapplied after a period of two months of tests. For the statistical analysis, it was used the t-test for hypothesis testing and descriptive statistics to organize, summarize and present the data. In the qualitative stage, was evaluated the technical and pedagogical usability of the application in order to the views of experts in the area, making use of questionnaire and observational technical, your opinions about the ease of learning and satisfaction of the application use. The results show that the AR+G Educational Activities contributes to the improvement of skills that, the traditional teaching methods used so far by students that had not been seized by them in a conventional way. It is an easy to learn tool and provides satisfaction from potential users during use. As for learning material, it provides individual knowledge construction facility or collective, presents evidence of engagement and motivation of the students while conducting their activities, as well as more active behavior of the same.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrealidade aumentadapor
dc.subjectgamificationpor
dc.subjectdeficiência intelectualpor
dc.subjectsoftware de aplicaçãopor
dc.subjecteducação especial - ensino auxiliado por computadorpor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectaugmented realityeng
dc.subjectgamificationeng
dc.subjectintellectual disabilitieseng
dc.titleAR+G Atividade Educacionais: um aplicativo de realidade aumentada com gamification para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência mentalpor
dc.title.alternativeAR+G Educational Activities: an argumented reality with gamification application to assit ther learning process of studentes with intellectual disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Homem, Murillo Rodrigo Petrucelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4099700446922080por
dc.contributor.referee1Santos, Carlos Henrique da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2704773293662530por
dc.contributor.referee2Gonzalez, Sahudy Montenegro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826346918182685por
dc.description.resumoNessa dissertação foi desenvolvido um aplicativo denominado AR+G Atividades Educacionais, fazendo uso de tecnologias de Realidade Aumentada e Gamification, com o intuito de auxiliar no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Esse aplicativo possibilitou o professor explorar diversas habilidades dos alunos, entre elas, classificação, discriminação, cor, quantidade, situações problema, funcionalidade dos objetos e associação. Esse aplicativo foi avaliado por duas professoras da área de educação especial e utilizado em uma escola por dez alunos com deficiência intelectual. Para isso, foram adotados métodos quantitativos e qualitativos. Na etapa quantitativa, foram mensuradas as habilidades de cada aluno, através do preenchimento de um questionário pela professora que trabalha diretamente com esses alunos, antes da etapa de utilização do aplicativo e após um período de dois meses de uso. Para análise estatística, utilizou-se o teste t, a fim de verificar se a pontuação média de cada habilidade e a pontuação média dos alunos antes da utilização do aplicativo é menor que a alcançada após a utilização do mesmo, além de estatística descritiva para organizar, resumir e apresentar os dados obtidos. Na etapa qualitativa foi avaliado a usabilidade técnica e pedagógica do aplicativo, tendo como intuito de se conhecer as opiniões de especialistas da área, coletando informações, através de um questionário e da técnica observacional, sobre a facilidade de aprendizagem e satisfação do uso da aplicação. Os resultados apontaram que o AR+G Atividades Educacionais contribui para a melhoria de habilidades que, pelos métodos tradicionais de ensino utilizados até o momento pelos alunos, ainda não haviam sido melhoradas. É uma ferramenta de fácil aprendizagem e proporciona satisfação por parte dos potenciais usuários. Quanto ao material de aprendizagem, o aplicativo proporciona facilidade de construção de conhecimento individual e coletiva, apresenta indícios de maior engajamento e motivação dos alunos durante a realização de suas atividades e um comportamento mais ativo dos mesmos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6491874206037524por


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