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dc.contributor.authorKasseboehmer, Ana Cláudia
dc.date.accessioned2016-06-02T20:36:09Z
dc.date.available2007-07-04
dc.date.available2016-06-02T20:36:09Z
dc.date.issued2006-12-15
dc.identifier.citationKASSEBOEHMER, Ana Cláudia. Initial forming of teachers: an analysis of teaching courses in chemistry of public universities of São Paulo estate. 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6381
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the process of reformulation/creation of Teaching Courses in Chemistry of public universities of São Paulo to attend the new legislation. It was also observed the engagement of professors and students staffs in this initial forming process, looking at the reflexive paradigm of Donald A. Schön. The gathering of data in this qualitative research consisted in analyzing pedagogical projects and curriculum matrix of courses before and after that reformulation, as well as in interviewing personally coordinators of courses, teachers of the older subject Teaching Practice in Chemistry and Supervised Stage and three students of the conclusion year in nine different courses in the state. It was observed that this process of reformulation/creation occurred with a low involvement of the professors; in addition, in a general way, we can say that exist a strong diverse treatment related to these courses and the teaching occupation, diminishing them if compared to bachelorship course and researching activities. Excepting isolated cases, the professor staff of those courses demonstrates a low preoccupation with his teaching activity as well as to educate his students to become teachers according to the reflexive professional model. The activities of Teaching Practice as a Curriculum Component and Curriculum Stage are not detailed in some pedagogical projects, to the point that some coordinators do not know the nature of these activities or facts, such as, for example, the observing classes as a kind of stage is not relevant as a formative experience in the students opinion. There is a significant detachment among the units that teach the Chemistry and Pedagogical subjects as well as among the University and High School, that injured the forming of Chemistry good teachers. It was noticed to be necessary (and urgent) institutional changes in the direction of requiring that the professors be dedicated in equal responsibility to teaching activity, as occurs concerning to research.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuímica - ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores - formaçãopor
dc.subjectAvaliação de cursopor
dc.subjectPlanejamento de ensino - projeto político pedagógicopor
dc.titleFormação inicial de professores: uma análise dos cursos de licenciatura em química das universidades públicas do estado de São Paulopor
dc.title.alternativeInitial forming of teachers: an analysis of teaching courses in chemistry of public universities of São Paulo estateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luiz Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4819009378941531por
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo analisar o processo de reformulação/criação dos Cursos de Licenciatura em Química das universidades públicas paulistas, visando atender as novas legislações. Também foi observado o engajamento dos corpos docente e discente nesse processo de formação inicial, tendo-se em vista o paradigma de professor reflexivo de Donald A. Schön. A coleta de dados dessa pesquisa qualitativa consistiu em analisar os projetos pedagógicos e as grades curriculares dos cursos antes e depois de tal reformulação, bem como entrevistar pessoalmente coordenadores de curso, professores da antiga disciplina Prática de Ensino de Química e Estágio Supervisionado e três estudantes do último ano em cada um dos nove cursos existentes no Estado. Observou-se que esse processo de reformulação/criação ocorreu com baixo envolvimento docente; além disso, de uma maneira geral pode-se dizer que existe um tratamento fortemente diferenciado em relação a esses cursos e à profissão docente, inferiorizando-os em relação ao curso de bacharelado e às atividades de pesquisa. À exceção de casos isolados, o corpo docente desses cursos demonstra pouca preocupação com sua atividade docente assim como em formar seus alunos para se tornarem professores segundo o modelo de profissional reflexivo. As atividades de Prática de Ensino como Componente Curricular e de Estágio Curricular não estão detalhadas em alguns dos projetos pedagógicos, sendo que alguns coordenadores chegam a desconhecer a natureza de tais atividades ou fatos como, por exemplo, o de o estágio na forma de observação de aulas não se configurar como uma experiência formativa relevante na opinião dos licenciandos. Existe um distanciamento significativo tanto entre as unidades que ministram disciplinas de Química e as que ministram disciplinas Pedagógicas quanto entre as universidades e as escolas de Ensino Médio, o que prejudica a formação de bons professores de Química. Percebeu-se ser necessário (e urgente) mudanças institucionais no sentido de exigir dos professores universitários que se dediquem com igual responsabilidade à atividade docente, assim como ocorre em relação à pesquisa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3740681990984284por


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