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dc.creatorGibertoni, Claudia
dc.date.accessioned2016-06-02T19:10:00Z
dc.date.available2009-11-09
dc.date.available2016-06-02T19:10:00Z
dc.date.issued2008-12-18
dc.identifier.citationGIBERTONI, Claudia. Use of pigments and previsibility of tonalities in the decoration of ceramic glazes. 2008. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/660
dc.description.abstractThis study aimed to streamline the use and provide for the tone in the implementation of the decoration in glazed. The industry of traditional ceramics uses a range of dyes and pigments for the decoration of products. Often, it has sought empirical way of reducing the number of pigments, creating a palette of colors optimized to meet the needs of decorative glazed ceramic, reproducing the largest possible number of shades. The main objective of this work was the development of a methodology to provide a certain tone, even during the stage of the project decorative graphics in place to empiricism, until now very common in the industry of tiles. The work involved, initially, experiments with formulations combining dyes, basic glass and vehicle. A series of dyes, dosing methods, industrial paints, reproduced paints in laboratory and commercial products, as well graphic print were evaluated. The dyes were physico-chemical characterized and in addiction the resulting glazes were characterized by the colour of reflectance with spectrophotometer, creating a database of chromatic coordinates (L*, a* and b*). Different colour models, such as RGB (digital image), CMYK (graphic print) and CIE- L*a*b* (ceramic sample) were compared. Based on the database and Kubelka-Munk Theory, a series of calculation were made to adjust the product tonalities to the foreseen tonalities and the captured image. The results showed that some colours presented higher deviation than those obtained in the case of the monitor, paper and sample, specially the black and green. No linear behavior was observed with the addition of the dyes. The evaluation of the dosing method of the dyes (weight percent or volume percent), showed no difference between them. The calculation for the foreseen tonalities showed that the Kubelka-Munk Theory is difficult to be applied for transparent and semi-transparent glazes.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCerâmicapor
dc.subjectRevestimentos cerâmicospor
dc.subjectDecoraçãopor
dc.subjectVariação de tonalidadepor
dc.titleEstudo da previsibilidade de tonalidades na decoração em vidrados transparentespor
dc.title.alternativeUse of pigments and previsibility of tonalities in the decoration of ceramic glazeseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Morelli, Márcio Raymundo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780873E7por
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou racionalizar o uso e prever a tonalidade na execucao da decoracao em vidrados. A industria de ceramicas tradicionais utiliza uma gama de corantes e pigmentos para a decoracao dos produtos. Com frequencia, tem-se buscado de forma empirica a reducao do numero de pigmentos, gerando uma palheta de cores otimizada que atenda as necessidades decorativas dos vidrados ceramicos, reproduzindo o maior numero de tonalidades possiveis. O principal objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma metodologia para prever uma determinada tonalidade, ainda durante a etapa grafica do projeto decorativo, em substituicao ao empirismo, ate entao muito comum na industria de revestimentos ceramicos. O trabalho envolveu, inicialmente, experimentos com formulacoes combinando corantes, base vitrea e veiculo. Foram avaliados uma serie de pigmentos, metodos de dosagem, tintas industriais, tintas reproduzidas em laboratorio e produtos comerciais, bem como a impressao grafica. Alem da caracterizacao fisico-quimica dos pigmentos, tambem foi realizada a caracterizacao dos vidrados resultantes pela determinacao cromatica com espectrofotometro de refletancia, criando-se um banco de dados das coordenadas (L*, a* e b*). Foram comparados diferentes modelos de cor, tais como RGB (imagem digital), CMYK (impressao grafica) e CIE- L*a*b* (amostra ceramica). A partir deste banco de dados, baseando-se na Teoria de Kubelka- Munk, uma serie de calculos foi realizada a fim de se aproximar as tonalidades do produto com as tonalidades previstas e capturadas digitalmente. Os resultados obtidos mostraram que determinadas cores apresentaram maiores desvios de tonalidade quando comparadas em monitor, papel e amostra, sobretudo a cor preta e a verde. Nao foi observado nenhum comportamento linear com a adicao de pigmentos. A avaliacao do metodo de dosagem de pigmentos (porcentagem em massa ou em volume) mostrou que nao existe uma diferenca significativa entre as duas formas de adicao. Os calculos para a previsao da tonalidade mostraram que a Teoria de Kubelka- Munk e de dificil aplicacao para vidrados transparentes e semi-transparentes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiaispor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor


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