Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Cláudia Daniele Pestana
dc.date.accessioned2016-06-02T20:44:12Z
dc.date.available2013-03-21
dc.date.available2016-06-02T20:44:12Z
dc.date.issued2013-02-07
dc.identifier.citationBARBOSA, Cláudia Daniele Pestana. Analysis of heart rate response of healthy young adults during performance in a virtual reality game immersion. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas e da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6869
dc.description.abstractThe rehabilitation of people with various disorders has been implemented with the technological advances of virtual reality when using the games immersion in therapeutic programs in clinics and hospitals. However, no studies to guide therapists in relation to levels of physical effort required by the games most often used in virtual reality based rehabilitation. The objective of this research was to evaluate the influence of the boxing game on the Nintendo Wii in heart rate response (HR) in healthy young adults seated and standing positions. We selected 28 college students, male, aged 18 to 30 years. A cardiac monitor captured the FC during periods of rest during the game and recovery under two conditions: in the seated position (S) and in the standing position (St). HR increased with running the game, both in S as St (S = 113.90 ± 18.63; St = 125.75 ± 22.4) compared with rest (S = 76.23 ± 9.68 , St = 83.29 ± 10.07) and recovery (S = 82.98 ± 12.33; St = 82.98 ± 12.33) (p = 0.001). During the game, the heart rate was higher in the St (125.75 ± 22.4) than in S (113.90 ± 18.63), considering p ≤ 0.05. The subjects achieved levels of physical exertion as moderate, playing standing or seated. It is concluded that the boxing game appears to be safe for the system heart healthy young adults. Alert up for this game as therapeutic indication only in young patients who may perform physical activity and moderate aerobic.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectFrequência cardíacapor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectTerapia de realidade virtual de imersãopor
dc.subjectOccupational therapyeng
dc.subjectHeart rateeng
dc.subjectVirtual reality immersion therapyeng
dc.titleAnálise da resposta da frequência cardíaca de adultos jovens saudáveis durante performance em um jogo de realidade virtual de imersãopor
dc.title.alternativeAnalysis of heart rate response of healthy young adults during performance in a virtual reality game immersioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vergotti, Iracema Serrat
dc.contributor.advisor1LattesVERGOTTI, I. S.por
dc.description.resumoA reabilitação de pessoas com variadas disfunções tem sido implementada com os avanços tecnológicos da realidade virtual ao se utilizar os jogos de imersão nos programas terapêuticos em clínicas e hospitais. No entanto, não foram encontrados estudos que orientem os terapeutas em relação aos níveis de esforço físico exigido pelos jogos mais frequentemente utilizados na reabilitação baseada na realidade virtual . O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência do jogo de boxe do Nintendo Wii na resposta da frequência cardíaca (FC) em adultos jovens saudáveis na posição sentada e ortostática. Foram selecionados 28 universitários, do sexo masculino, com idade entre 18 a 30 anos. Um monitor cardíaco captou a FC nos períodos de repouso, durante o jogo e de recuperação, em duas condições: na postura sentada (PS) e na posição ortostática (PO). A FC aumentou com a execução do jogo, tanto na PS quanto PO (PS = 113,90±18,63; PO = 125,75±22,4) em comparação com o repouso (PS= 76,23±9,68; PO= 83,29±10,07) e com a recuperação (PS= 82,98±12,33; PO=82,98±12,33) (p=0,001). Durante a realização do jogo, a frequência cardíaca foi maior na PO (125,75±22,4), do que na PS (113,90±18,63), considerando-se p≤0,05. Os sujeitos atingiram níveis de esforço físico de leve a moderado, jogando em pé ou sentados. Conclui-se que o jogo de boxe parece ser seguro para o sistema cardíaco de adultos jovens saudáveis. Alerta-se para a indicação desse jogo como terapêutico apenas em pacientes jovens que possam realizar atividade física aeróbica leve e moderada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4807690742238071por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record