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dc.contributor.authorLavandoscki, Rogerio
dc.date.accessioned2016-06-02T19:11:45Z
dc.date.available2006-10-18
dc.date.available2016-06-02T19:11:45Z
dc.date.issued2005-10-24
dc.identifier.citationLAVANDOSCKI, Rogerio. Estudo das propriedades mecânicas de cabos condutores elétricos de tipo CAA usados e sua adequação ao retracionamento.. 2005. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/752
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPropriedades mecânicaspor
dc.subjectRetracionamentopor
dc.subjectCondutores elétricospor
dc.subjectGrampeamentopor
dc.subjectFadigapor
dc.subjectFrettingpor
dc.titleEstudo das propriedades mecânicas de cabos condutores elétricos de tipo CAA usados e sua adequação ao retracionamento.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bolfarini, Claudemiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9231627080617037por
dc.description.resumoDiversas linhas aéreas de transmissão de energia elétrica (LTs) foram construídas numa época em que o Brasil dispunha de pouca tecnologia para o desenvolvimento dos projetos e construção. Com isso, os projetos eram baseados em normas estrangeiras, que prescreviam distâncias entre os condutores elétricos e o solo abaixo dos valores hoje recomendados pela norma brasileira. Uma das alternativas para a correção do problema de cabos baixos é a reforma da linha de transmissão, quando pode ser empregado o processo de retracionamento para alteamento dos cabos CAA (Condutores de Alumínio com Alma de Aço). Este trabalho tem como objetivo, o estudo da influência do grampo de suspensão (fadiga e "fretting" - desgaste por atrito entre os fios do condutor e o grampo de suspensão) em determinadas propriedades mecânicas dos condutores usados, visto que esse ponto do condutor é deslocado para fora do grampo de suspensão quando da aplicação do retracionamento, além de ficar submetido a um valor de carregamento mecânico mais elevado. Esses estudos englobam a realização de ensaios de tração e vibração, além de análises metalográficas em amostras de cabos condutores completos usados (regiões dentro e fora do grampo de suspensão) e em condutores novos sem uso. Os resultados obtidos do ensaio de tração indicaram que, para os cabos estudados, não há uma influência direta da região do grampo nas propriedades mecânicas estáticas, como a carga de ruptura e alongamento percentual. Com relação ao ensaio de vibração, todas as amostras de cabos não apresentaram qualquer tipo de fratura, o que levou o ensaio a ser realizado até 10.000.000 de ciclos. As análises microestruturais mostraram a presença de marcas de fretting na parte da camada mais externa e interna dos condutores, mas apenas com danos muito superficiais. Dessa forma, pode-se concluir que, para o condutor estudado é possível a utilização do processo de retracionamento para a reforma da linha de transmissão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEMpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor


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