Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Cláudia Nunes Gomes
dc.date.accessioned2016-09-28T19:14:29Z
dc.date.available2016-09-28T19:14:29Z
dc.date.issued2015-04-22
dc.identifier.citationFERREIRA, Cláudia Nunes Gomes. Dimensionamento de elementos estruturais em concreto leve. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7576.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7576
dc.description.abstractThe lightweight concrete for structural purposes is a material that has great potential for application in various construction areas. Its main feature is the reduced density compared to conventional concrete. This characteristic is a great advantage, since one of the main shortcomings of conventional concrete is its heavy weight. Thus there is a reduction in foundation loads, reduction in moving cost due to smaller weight, low consumption cost of cement and, in some cases, improved thermal and acoustic performance. However, despite the great potential application of lightweight concrete, there is a lack of studies regarding the design criteria of elements made of this material type. The lightweight concretes have different strength properties when compared to conventional concrete, thus require special design criteria. As there is no specific Brazilian standard, the design is taken to be similar to the design principles of conventional concrete. In this context, the present study aims to evaluate design criteria for lightweight concrete elements in compression, shear and bending available in national and international standardization and specific technical literature. The study includes both the analysis of the design criteria for the Ultimate Limit State (ULS) and for checking the Limit State Service (LLS). Finally, cases are compared assessing beams, slabs and walls on four different types of lightweight concrete, taking into account factors such as material consumption, cost, weight and cement consumption.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectConcretopor
dc.subjectConcreto levepor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectMateriais - especificaçõespor
dc.subjectLightweight concreteeng
dc.subjectDesigneng
dc.subjectSpecificationeng
dc.titleDimensionamento de elementos estruturais em concreto levepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Parsekian, Guilherme Aris
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798651726059215por
dc.description.resumoO concreto leve com finalidade estrutural é um material que apresenta grande potencial de aplicação nas mais diversas áreas da construção civil. Sua principal característica é a reduzida massa específica em comparação ao concreto convencional. Tal característica torna-se uma grande vantagem, uma vez que uma das principais deficiências do concreto convencional é seu elevado peso próprio. Com isso há redução nas cargas na fundação e no peso de transporte, menor consumo de cimento e custo em algumas situações, melhoria do desempenho térmico e acústico. Entretanto, apesar do grande potencial de aplicação dos concretos leves, observa-se uma carência de estudos no que tange a critérios de dimensionamento de elementos feitos com esse material. Os concretos leves apresentam diferentes propriedades físicas e mecânicas quando comparados aos concretos convencionais, diante disso, exigem critérios especiais de dimensionamento. Como não existe norma brasileira específica para este fim, o dimensionamento segue princípios similares ao dimensionamento de concreto convencional. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo fazer um levantamento sobre a utilização de concreto leves, suas propriedades e critérios para dimensionamento à compressão, cisalhamento e flexão disponíveis em normalização nacional e internacional e em literatura técnica específica. O estudo inclui tanto a análise dos critérios para dimensionamento no Estado Limite Último (ELU) quanto para verificação no Estado Limite de Serviço (ELS). Por fim, são comparados casos de dimensionamento de vigas, lajes e paredes em quatro diferentes tipos de concreto leve, levando em conta fatores como consumo de materiais, custo, peso e consumo de cimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5512194065516905por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples