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dc.contributor.authorFerraz, Daiana
dc.date.accessioned2016-10-04T17:18:32Z
dc.date.available2016-10-04T17:18:32Z
dc.date.issued2015-10-29
dc.identifier.citationFERRAZ, Daiana. Diretrizes curriculares nacionais da odontologia e análise dos projetos pedagógicos dos cursos do estado de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7605.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7605
dc.description.abstractThe National Curricular Guidelines (DCN) of the 2002 Dentistry Undergraduate course are guidelines to be observed in curricular organization that must be necessarily adopted by all higher education institutions (HEI). The overall objective of this study was to analyze the pedagogical projects of the courses (PPC) Dental Public Universities of the State of São Paulo (SP) in the light of DCN. This research is qualitative. The study subjects were five dental courses of SP who had their PPC reformulated after the DCN. The first collection of information was through secondary data obtained from the PPS of each educational institution. The documentary analysis of PPC courses was held in the light of DCN for graduation in dentistry and PPC courses were analyzed using an array of analytical categories. The eight analytical categories used in the analysis of PPC were divided into two areas: 1. Professional profile (general profile, health care, health management and health education) and 2 Course structure (organization of the course, design of teaching learning, teaching methods and learning and assessment). The second source of information consisted of primary data collected through semi-structured interview with the five coordinators of the courses, defined as the study subjects. The semi- structured interviews were conducted in person with three coordinators and through Skype with two coordinators of the courses, and were composed of questions about PPC and student education from the perspective of DCN and acting for the NHS. Qualitative analysis of the interviews took place from the content analysis technique, thematic modality defined by Bardin. The analysis of PPC in the light of DCN demonstrated suitability in general, with some observations regarding verbatim parts of the DCN in PPC, not matching the reality of course, little detail in relation to health management at all PPC analyzed and teaching methodologies learning and assessment still on traditional modes of education in relation to the powers described in DCN.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectOdontologiapor
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispor
dc.subjectProjeto pedagógico de cursopor
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.subjectDentistryeng
dc.subjectNational curriculum guidelineseng
dc.subjectEducation programme courseeng
dc.subjectSUS (National Health System)eng
dc.titleDiretrizes curriculares nacionais da odontologia e análise dos projetos pedagógicos dos cursos do estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Della Barba, Patrícia Carla de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448489426438006por
dc.contributor.advisor-co1Aquilante, Aline Guerra
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5699716799010108por
dc.description.resumoAs Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Graduação em Odontologia de 2002 constituem orientações a serem observadas na organização curricular que devem ser necessariamente adotadas por todas as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo geral do presente estudo foi analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Odontologia das Universidades Públicas do Estado de São Paulo (SP) à luz das DCN. A presente pesquisa é de natureza qualitativa. Os sujeitos do estudo foram cinco cursos de odontologia do estado de SP que tiveram seus PPC reformulados após as DCN. A primeira coleta de informações se deu por meio de dados secundários, obtidos do PPC de cada instituição de ensino. A análise documental dos PPC dos cursos foi realizada à luz das DCN para a graduação em Odontologia e os PPC dos cursos foram analisados por meio de uma matriz de categorias analíticas. As oito categorias analíticas utilizadas na análise dos PPC foram divididas em dois eixos: 1-Perfil profissional (perfil geral, atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde) e 2-Estrutura do curso (organização do curso, concepção de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino e aprendizagem e avaliação). A segunda fonte de informações foi composta por dados primários coletados por meio de entrevista semiestruturada junto aos cinco Coordenadores dos Cursos, definidos como os sujeitos do estudo. As entrevistas semi estruturadas foram feitas presencialmente com três coordenadores e por meio de Skype com dois coordenadores dos cursos, e foram compostas por questões sobre o PPC e formação do aluno na perspectiva das DCN e atuação para o SUS. A análise qualitativa das entrevistas se deu a partir da técnica de análise de conteúdo, modalidade temática definida por Bardin. A análise dos PPC à luz das DCN demonstrou adequação de forma geral, com algumas observações em relação à reprodução textual de partes das DCN nos PPC, não condizendo com a realidade do curso, pouco detalhamento em relação à gestão em saúde em todos os PPC analisados e metodologias de ensino aprendizagem e avaliação ainda nos modos tradicionais da educação, em relação às competências descritas nas DCN.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3596228528846662por


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