Show simple item record

dc.creatorBassi Filho, Raphael
dc.date.accessioned2016-10-20T18:51:32Z
dc.date.available2016-10-20T18:51:32Z
dc.date.issued2007-11-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8020
dc.description.abstractThis paper is the result from a research which has been done to identify the importance of the expected attributes inside a bus stop design: which are characterized by a system of information and by its framework (furnishings) which may offer to the passengers appropriate conditions during the time that are waiting to board. The variant which distinguish the attributes from the information system and the furnishings elements from the bus stop were selected from a huge amount of variable list through a bibliographic review. The importance of these variants was determined through the information process which has been gotten from the application of a research with the users of this system using the “Professed Priority Technique”. It was noticed that the bus stop features, which were favorite by the users, must offer safe and comfort conditions (seat with shelters), whose furnishings components refer to; and bus stop identification facilities (place identification advertisement) , when it is approached the information system. Subsequently the users prefer that the bus stop environment arranges others facilities (line identification; outline rout, clock, advertising picture and wastebasket). The final result will be able to contribute to a project definition which are bound for a bus stop betterment, giving a better importance to the increase of this kind of transportation demand.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEngenharia urbanapor
dc.subjectInfraestrutura urbanapor
dc.subjectPonto de ônibuspor
dc.subjectUso do espaço públicopor
dc.titleAnálise da percepção das condições da infraestrutura dos pontos de ônibus oferecida aos usuários : um estudo de caso da cidade de São João da Boa Vista, SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Marcos Antonio Garcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2643134259454260por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1957181824022952
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada para identificar a importância dos atributos desejáveis na configuração de um ponto de ônibus: caracterizados por um sistema de informações e por elementos da infraestrutura (mobiliário), que possam oferecer aos passageiros, condições adequadas durante o tempo de espera para embarque. As variáveis que caracterizam os atributos do sistema de informações e os elementos do mobiliário dos pontos de parada de ônibus urbano foram selecionadas, a partir de um grande elenco de variáveis, através da revisão bibliográfica. A importância destas variáveis foi determinada através do processamento de informações obtidas da aplicação de uma pesquisa, com os usuários do sistema, utilizando a Técnica da Preferência Declarada (PD). Constatou-se que as características dos pontos de parada de ônibus, preferidas pelos usuários, devem oferecer condições de proteção e conforto (cobertura de assentos), no que se refere aos elementos do mobiliário; e facilidade de identificação do ponto de ônibus (totem de identificação do local), quando enfocado o sistema de informações. Posteriormente, os usuários preferem que o ambiente do ponto de parada disponha de outras facilidades (identificação das linhas; croquis de itinerários; relógio; painel de propaganda e cesto de lixo). O resultado final deste trabalho poderá contribuir para a definição de projetos destinados a melhoria dos pontos de parada de ônibus urbanos, visando o aumento da demanda por parte deste tipo de transporte.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record