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dc.contributor.authorArruda, Fernando Teles de
dc.date.accessioned2016-10-21T12:11:55Z
dc.date.available2016-10-21T12:11:55Z
dc.date.issued2015-03-26
dc.identifier.citationARRUDA, Fernando Teles de. Tradução das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina de 2001: análise do projeto pedagógico das universidades federais da região sudeste do Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8112.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8112
dc.description.abstractThe numerous changes in health care, is creating the need for revaluations and adjustments in vocational training policies. The health graduation, particularly medical training, has been challenged in this regard. In Brazil, the National Curriculum Guidelines, adopted in 2001 to guide the Pedagogical Project Course (PPC) health degree, are considered a major milestone in training, promoting the fight against health conditions of the population, expressed in health needs through a critical and reflective formation. Fourteen years after the publication of the DCN- 2001, the goal of this research was to analyze the translation of these guidelines in PPC's. the medical graduation projects of Federal Institutions in Southeastern Brazil were analyzed. The sample was composed of 12 institutions, after applying the inclusion and exclusion criteria. For the analysis of PPC's was built / validated an evaluation matrix. two axes were analyzed (i) curriculum and (ii) professional profile, according to the constituent elements of DCN. The analysis of PPC's identified the category "general profile egress" as the one closest to the Policy and Health Management category as the more distanced. The simple publication of the guidelines, as well as its translation in PPC's do not guarantee their applicability, but are an important indicator of educational Instituição. This research points to the need to create the PPC's discussion environments, stimulating sharing experiences, achievements and challenges, respecting the uniqueness of each institution, but stimulating the advancement towards the guidelines.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectEducação médicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação de graduação em medicinapor
dc.subjectHealth Educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEducation, Medical, Undergraduateeng
dc.titleTradução das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina de 2001: análise do projeto pedagógico das universidades federais da região sudeste do Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Valéria Vernaschi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7945420582384290por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Sissi Marilia dos Santos Forghieri
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8136814539282369por
dc.description.resumoAs inúmeras mudanças na atenção à saúde, vem criando a necessidade de reavaliações e adequações nas políticas de formação de profissionais. A graduação em saúde, em especial a formação médica, tem sido desafiada nesse sentido. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 2001 para orientar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da graduação em saúde, são consideradas um grande marco na formação, promovendo o enfrentamento das condições de saúde da população brasileira, expressas nas necessidades de saúde, por meio de uma formação crítica e reflexiva. Passados quatorze anos da publicação das DCN- 2001, o objetivo dessa investigação foi de analisar a tradução dessas diretrizes nos PPC´s. Foram analisados os projetos da graduação médica das Instituições Federais da Região Sudeste do Brasil. A amostra foi composta por 12 instituições, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Para a análise dos PPC´s foi construída/validada uma matriz avaliativa. Foram analisados dois eixos (i) currículo e (ii) perfil profissional, segundo os elementos constitutivos das DCN. A análise dos PPC´s identificou a categoria “Perfil geral do egresso” como a que mais se aproximou da DCN e a categoria Gestão em Saúde como a que mais se distanciou. A simples publicação das diretrizes, bem como sua tradução nos PPC´s não garantem sua aplicabilidade, mas são importante indicativo para a ação educacional da Instituição. A presente pesquisa apontou para necessidade de criação de ambientes de discussão dos PPC´s, estimulando o compartilhamento de experiências, conquistas e desafios, respeitando a singularidade de cada Instituição, mas estimulando o avanço no sentido das diretrizes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8508917130738044por


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