dc.contributor.author | Pellegrino, Cristiane Zappulla | |
dc.date.accessioned | 2016-10-21T13:12:36Z | |
dc.date.available | 2016-10-21T13:12:36Z | |
dc.date.issued | 2015-12-21 | |
dc.identifier.citation | PELLEGRINO, Cristiane Zappulla. Projetos pedagógicos do curso de graduação em biomedicina : análise das conquistas e desafios em relação às diretrizes curriculares nacionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8134. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8134 | |
dc.description.abstract | The National Curriculum Guidelines – DCN of the Biomedicine undergraduate course have
been enacted on February 18, 2003 and are aligned to a new society requirement for the training
of health professionals in the country. These demands point to the need for a new profile, as well as strategies and methodologies aimed at forming a critical, reflective and contextualized society in the Unified System of Health - SUS.
Under this challenge, it must be the need to expand the production of studies, to identify the
potential and the challenges in the design and development of educational proposals, which can translate the curriculum guidelines in articulated and integrated content to SUS’s practices, aiming a new professional training.
This research proposed the construction of an evaluation matrix whose goal is aimed at
promoting self-assessment by stakeholders in biomedicine training. This matrix was formed by two axes (I) Biomedicine Curriculum and Axis (II) Biomedical Professional Profile, according to the DCN constituent elements of Biomedicine Undergraduate Programs.
For a better discussion about the constructed matrix adequacy, this was applied to a set
Pedagogical Projects Course - PPC biomedicine undergraduate. The sample consisted of Federal Institutions Courses in the southeast of Brazil who obtained Preliminary Course Concept (CPC) 4 and 5 in the National Survey of Student Performance (NSSP), in 2013. PPC Analysis revealed that the category with the closest approach in relation to DCN was Curricular Content, and the category with greater distance was the Health and Biomedicine education. The application of the matrix showed power of this evaluative tool to identify strengths and challenges in the PPC self-assessment in the light of the National Curriculum Guidelines. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação em saúde | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Formação profissional em saúde | por |
dc.subject | Health Education | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Health Professional Training | eng |
dc.title | Projetos pedagógicos do curso de graduação em biomedicina : análise das conquistas e desafios em relação às diretrizes curriculares nacionais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Valéria Vernaschi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7945420582384290 | por |
dc.description.resumo | As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN do curso de graduação em Biomedicina foram
promulgadas em 18 de fevereiro de 2003 e estão alinhadas a um novo requerimento da
sociedade para a formação de profissionais de saúde no país. Essa demanda aponta para a
necessidade de um novo perfil, assim como de estratégias e metodologias dirigidas a uma
formação crítica, reflexiva e contextualizada no Sistema Único de Saúde - SUS.
Frente a esse desafio, impõe-se a necessidade de ampliar a produção de estudos que
identifiquem as potencialidades e os desafios na elaboração e desenvolvimento de propostas
educacionais que consigam traduzir as diretrizes curriculares em conteúdos articulados e integrados às práticas no SUS, visando uma nova formação profissional.
A presente investigação propôs a construção de uma matriz avaliativa cujo objetivo está
voltado à promoção de uma autoavaliação pelos interessados na formação em Biomedicina. Essa matriz foi formada por dois eixos (I) Curricular da Biomedicina e Eixo (II) Perfil Profissional Biomédico, segundo os elementos constitutivos das DCN dos Cursos de Graduação em Biomedicina. Para uma melhor discussão sobre a adequação da matriz construída, essa foi aplicada a um conjunto de Projetos Pedagógicos de Cursos - PPC de graduação em biomedicina. A amostra foi
composta por cursos de Instituições Federais da Região Sudeste do Brasil que obtiveram
Conceito Preliminar do Curso (CPC) 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho do Estudante
(ENADE), em 2013. A análise dos PPC identificou uma adequada abrangência e poder discriminativo da matriz. Em relação aos resultados específicos dos PPP analisados, a categoria com maior aproximação
em relação às DCN foi de Conteúdos Curriculares, e a categoria com maior distanciamento foi a de Educação em Saúde e Biomedicina. A aplicação da matriz mostrou pertinência dessa ferramenta avaliativa para identificar fortalezas e desafios na autoavaliação do PPC à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGC | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6016708830050938 | por |