Show simple item record

dc.creatorResina, Rodrigo Alexandre
dc.date.accessioned2017-01-03T15:56:57Z
dc.date.available2017-01-03T15:56:57Z
dc.date.issued2013-12-13
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8337
dc.description.abstractThe quest for sustainable development is becoming more widespread among government, private organizations and members of civil society, motivated primarily by environmental imbalance and social problems. So the companies conceptualize measure and work toward sustainability and it has become the goal of many of these organizations. This research aimed to analyze how large retail supermarkets companies, that have operation in Brazil, measure their practices aimed at sustainable development. It was carried out during the research, a review of theory and the multiple case studies exploratory; it realized the data collection through public documents (Sustainability reports). First, it’s analyzed 32 reports of 3 retail businesses for several years. It was analyzed as indicators of sustainability are reported by companies in the sector, it was also assessed developments in the application of sustainability reporting in retail and sustainability dimension is prioritized in the reporting of organizational management. It observed a non- regular reporting on sustainability in the periods analyzed, companies report a higher number of indicators related social issues and despite the use of the GRI indicators, the companies had different interpretations about the same indicators. Thus, it identified that companies need to improve their reports and using the external validation (audit) to ensure the transparency and quality of sustainable reporting, enabling the retail supermarket companies to act towards a sustainable management.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectSupermercadospor
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectSupermarketseng
dc.subjectIndicadores de sustentabilidadepor
dc.subjectSustainability indicatorseng
dc.titleAnálise dos relatórios de sustentabilidade do varejo supermercadista brasileiro de grande portepor
dc.title.alternativeAnalysis of sustainability reports of brazilian retail supermarket largeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Juliana Veiga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5692633697407656por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3659377843094413por
dc.description.resumoA busca pelo desenvolvimento sustentável se torna cada vez mais difundida entre os agentes governamentais, organizações privadas e membros da sociedade civil. Esses grupos são motivados, principalmente, pelo desequilíbrio ambiental e pelos problemas sociais. Desse modo, conceituar, mensurar e atuar rumo à sustentabilidade tem se tornado o objetivo de muitas dessas organizações. Essa pesquisa visou analisar como as empresas de varejo supermercadistas de grande porte, que operam no Brasil, reportam e mensuram suas práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Foi realizado, durante a pesquisa, a revisão da teoria e uma análise documental descritiva, com a coleta de dados através documentos públicos (relatórios de Sustentabilidade). A pesquisa avaliou 32 relatórios de 3 empresas publicados nos últimos anos. Foram analisados como os indicadores de sustentabilidade são reportados pelas empresas do setor, também foi avaliado a evolução na aplicação dos relatórios de sustentabilidade no varejo e a dimensão da sustentabilidade, que é priorizada no reporte da gestão organizacional. Observou-se, uma não regularidade no reporte da sustentabilidade nos períodos analisados, as empresas reportam um volume maior de indicadores relacionados às questões sociais e apesar do uso do modelo da Global Reporting Initiative (GRI) haviam interpretações diferentes dos indicadores por parte das empresas. Assim, identificou-se a necessidade das empresas aprimorarem seus relatórios e utilizarem a validação externa (auditoria) para garantirem a transparência e a qualidade das informações reportadas, possibilitando que as empresas do varejo supermercadista atuem rumo a uma gestão sustentável efetiva e eficiente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record