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dc.contributor.authorFernandes, Alessandra Nicolau Pinheiro
dc.date.accessioned2017-01-05T16:51:58Z
dc.date.available2017-01-05T16:51:58Z
dc.date.issued2016-01-01
dc.identifier.citationFERNANDES, Alessandra Nicolau Pinheiro. Políticas pública de educação ambiental: o caso do projeto Criança Ecológica na Floresta de Bebedouro. Bebedouro/SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8343.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8343
dc.description.abstractCurrently, public policy development adopted the idea of building a sustainable society. Thus, for the development of these policies, one can not disregard the relationship between man and nature that dictate what is possible in the face of what is desirable. In a sustainable society, progress must be seized by the quality of life and not for the pure material consumption. Being the focus of environmental concern of this new trend, environmental education is key to that sustainability is achieved. Public policies for environmental education should then guide for recognizing the fundamental ecological limitation of resources, without which no human activity can take place. Being eco-pedagogy a movement that aims to merge pedagogy and sustainability, which seeks to educate the sense and to the whole, then the environmental education projects adopted as public policy should be based on the concepts proposed by this aspect of EA focused on pedagogical practice that emphasizes learning with meaning, which arises from everyday situations and appreciates the sentiment, emotion and even spirituality in the educational process. It was in this perspective that the Strategic Project Ecological Child adopted by the State Government of São Paulo as public policy on environmental education and deployed in Forest Trough has been interpreted in this study. It was intended to examine the methodology and pedagogical Project from the target audiencechildren 8-10 years evaluating the use of ecopedagogy.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPolítica ambiental - Brasilpor
dc.subjectEnvironmental policy - Brazileng
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectEcopedagogiapor
dc.subjectEcopedagogyeng
dc.titlePolíticas pública de educação ambiental: o caso do projeto Criança Ecológica na Floresta de Bebedouro. Bebedouro/SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mariano, Neusa de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5003743301847104por
dc.description.resumoAtualmente, as políticas públicas de desenvolvimento adotaram a idéia da construção de uma sociedade sustentável. Assim, para a elaboração dessas políticas, não se pode desprezar as relações entre o homem e a natureza partindo do que é possível em face do que é desejável. Numa sociedade sustentável, o progresso deve ser focado também pela qualidade de vida e não somente pelo aumento do consumo. Sendo o ambiente o foco da preocupação dessa nova tendência, a educação ambiental (EA) é fundamental para que essa sustentabilidade seja atingida. As políticas públicas de educação ambiental devem então orientar para o reconhecimento da limitação ecológica fundamental dos recursos, sem os quais nenhuma atividade humana pode se realizar. Sendo a ecopedagogia um movimento que pretende fundir a pedagogia e a sustentabilidade, que busca educar pelo sentido e para o todo, então os projetos de educação ambiental adotados como políticas públicas devem tomar como base os conceitos propostos por essa vertente da EA voltada para prática pedagógica que enfatiza a aprendizagem com sentido, que surge de situações cotidianas e que valoriza o sentimento, a emoção e até mesmo a espiritualidade no processo educativo. Foi nessa perspectiva que o Projeto Estratégico Criança Ecológica adotado pelo Governo do Estado de São Paulo, no período de 2009 a 2011, como política pública de educação ambiental e implantado na Floresta de Bebedouro foi interpretado neste estudo. Pretendeu-se analisar a metodologia e a proposta pedagógica do Projeto, a partir do público alvo- crianças de 8 a 10 anos- avaliando o uso da ecopedagogia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PPGSGA-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4270474028640862por


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