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dc.contributor.authorMarques, Bruna Silva
dc.date.accessioned2017-01-16T18:21:48Z
dc.date.available2017-01-16T18:21:48Z
dc.date.issued2016-02-24
dc.identifier.citationMARQUES, Bruna Silva. Papel histaminérgico cerebelar na consolidação da memória emocional e atividade locomotora em camundongos. 2016. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8423.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8423
dc.description.abstractExperimental evidence suggests that the cerebellum plays a more complex role in learning than simply regulating the motor response. Rather, it is thought to play a significant role in the consolidation of emotional memory in mice. Due to the difficulty of interpreting fear and anxiety behaviors - the standard methodology for the study of the histaminergic system and emotional memory - in mice, we propose a behavioral assessment of mice subjected to the Elevated T-Maze after histamine microinjection of the cerebellar vermis. Young male Swiss albino mice weighing 25 – 35 g were used. In addition, locomotor activity was tested in an open field test. Our data suggest that histamine did not affect memory consolidation during escape or open field behavior at the doses used in this study. However, we observed a significant increase in inhibitory avoidance on the second day in animals receiving a dose of 6.8 nmol/0.5μl, suggesting that histamine facilitates the consolidation of inhibitory avoidance in mice.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectHistamineeng
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectPaniceng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHistaminapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectPânicopor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titlePapel histaminérgico cerebelar na consolidação da memória emocional e atividade locomotora em camundongospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mattioli, Rosana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694498670428619por
dc.description.resumoEvidências experimentais sugerem que o papel do cerebelo na aprendizagem pode ser mais complexo do que a regulação das respostas motoras, e seu envolvimento na consolidação da memória emocional em camundongos tem demonstrado ser significativo. Considerando a dificuldade em interpretar o comportamento de medo/ansiedade nos modelos usuais para o estudo do sistema histaminérgico e memória emocional, o presente estudo propôs a avaliação comportamental de camundongos submetidos ao labirinto em T-elevado (LTE) após microinjeção de histamina no vérmis cerebelar. O teste de Campo Aberto foi realizado para medir a atividade locomotora dos animais. Foram utilizados camundongos suíços albinos, machos, adultos jovens, pesando entre 25-35g. Os nossos dados sugerem que a histamina não afetou a consolidação da memória emocional durante a fuga ou atividade locomotora no campo aberto nas doses utilizadas neste estudo. No entanto, observou-se um aumento significativo da esquiva inibitória 14h após a microinjeção de histamina na dose de 6.8 nmol/0.5μl. Sugerimos que a histamina facilita a consolidação a memória emocional na esquiva inibitória em camundongos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFtpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6000760682156588por


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