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dc.creatorSouza, Luís Gustavo Campos
dc.date.accessioned2017-02-23T15:15:27Z
dc.date.available2017-02-23T15:15:27Z
dc.date.issued2016-08-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8526
dc.description.abstractUnderstanding the social and environmental processes occurring in a watershed, and creating educational strategies to facilitate the mediation of knowledge related to the environment of contextualized way emerge as a priority in the contemporary world. Thus, the objectives of this study was the analysis of natural and human constraints active in fluvial dynamics of the basin of Ribeirão Itapetinga, Atibaia-SP and the development of geography teaching activities for students of the 8th year of a state school of São Paulo, in the context of Milieu Analysis, using the watershed as a spatial unit of analysis. The research was divided into two chapters. The first deals with the analysis of natural and human factors working in the area of the basin, such as average rainfall, geomorphology and types of use and occupation of land. The second chapter relates to the application of teaching-learning approaches for students of a public school, supported by the information in the study area. Among the conditions that influence the dynamics of river basin are: waterproofing and soil erosion, problems in the planning of urban drainage, irregular occupation of river plains, deforestation, lack of riparian vegetation at certain points. Among the natural order factors, the high average precipitation and relief features were the most decisive. The educational activities were very important to the expansion of knowledge of the students, as they facilitated the process of teaching and learning, making it more meaningful and oriented citizenshipeng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectBacias hidrográficaspor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subjectWatershedseng
dc.subjectDinâmica fluvialpor
dc.subjectFluvial Dynamicseng
dc.subjectAtividades de ensinopor
dc.subjectTeaching activitieseng
dc.titleDinâmica fluvial e urbanização na bacia do Ribeirão Itapetinga município de Atibaia - SP: subsídios para o ensino de Geografiapor
dc.title.alternativeFluvial dynamics and urbanization in the basin of RIbeirão Itapetinga, Atibaia-SP: subsidies for geography teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arruda, Emerson Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883710507177933por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180150524016630por
dc.description.resumoA compreensão dos processos de ordem socioambiental ocorridos em uma bacia hidrográfica, bem como a criação de estratégias pedagógicas que facilitem a mediação de conhecimentos relacionados ao meio ambiente de modo significativo e contextualizado surgem como prioridade no mundo contemporâneo. Dessa maneira, os objetivos do presente trabalho foram a análise dos condicionantes naturais e antrópicos atuantes na dinâmica fluvial da bacia do Ribeirão Itapetinga, município de Atibaia-SP e a elaboração de atividades de ensino de Geografia para discentes do 8° ano de uma escola estadual paulista, no contexto do Estudo do Meio, utilizando a bacia hidrográfica como unidade espacial de análise. A pesquisa foi dividida em dois capítulos. O primeiro trata da análise dos fatores naturais e humanos atuantes na área da bacia, como as médias de precipitação, geomorfologia e os tipos de uso e ocupação dos solos. O segundo capítulo refere-se à aplicação de metodologias de ensino-aprendizagem para alunos de uma escola pública, tendo como suporte as informações da área de estudos. Entre os condicionantes que influenciam a dinâmica fluvial da bacia destacam-se: impermeabilização e erosão dos solos, problemas no planejamento da drenagem urbana, ocupação irregular de planícies fluviais, desmatamento, a ausência de vegetação ripária em determinados pontos. Dentre os fatores de ordem natural, as elevadas médias de precipitação e as características do relevo foram os mais determinantes. As atividades pedagógicas foram muito importantes para a ampliação dos conhecimentos dos alunos, à medida que facilitaram o processo de ensino aprendizagem, tornando-o mais significativo e orientado para a cidadania.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental - PPGSGA-Sopor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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