dc.contributor.author | Soto de La Vega, Diego Armando | |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T18:10:19Z | |
dc.date.available | 2017-02-24T18:10:19Z | |
dc.date.issued | 2014-10-01 | |
dc.identifier.citation | SOTO DE LA VEGA, Diego Armando. Uma abordagem de otimização multicritério para o problema integrado de distribuição e estoque. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8534. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8534 | |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Logística empresarial | por |
dc.subject | Business logistics | por |
dc.subject | Controle de mercadorias | por |
dc.subject | Commodity control | eng |
dc.subject | Distribuição de mercadorias | por |
dc.subject | Physical distribution of goods | eng |
dc.subject | Inventários | por |
dc.subject | Inventories | por |
dc.title | Uma abordagem de otimização multicritério para o problema integrado de distribuição e estoque | por |
dc.title.alternative | A multicriteria optimization approach for the integrated problem of distribution and inventory: case study in a telecommunications company | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, José Geraldo Vidal | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2068340476477363 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma abordagem multi-metodológica de otimização e análise multicritério para tratar o problema integrado de distribuição e estoque considerando múltiplos modos de transporte de carga. O sistema analisado fundamenta-se na rede de distribuição de uma empresa no setor de telecomunicações, cujas operações são típicas do setor. A rede de distribuição é composta por um conjunto de centros de distribuição que atendem as demandas de centros de distribuição regionais sobre um horizonte de planejamento de médio prazo. No transporte da mercadoria, os modos de transporte de carga completa (Full truckload -FTL) e fracionada (Less Than Truckload -LTL) foram considerados. Para uma carga completa, um valor fixo é constituído em função da capacidade do veículo utilizado, enquanto que para a carga fracionada, o custo é baseado na quantidade embarcada e na distância percorrida. As decisões do planejamento da distribuição neste problema envolvem definir as quantidades e datas de envio desde cada origem para cada destino indicando o modo de transporte de carga utilizado, para carga completa deve se definir ainda o tipo de veículo, considerando uma frota heterogênea em custo e capacidade. Os estoques de segurança em cada centro de distribuição regional também devem ser determinados em função da variabilidade da demanda e dos tempos de atendimento, bem como o nível de serviço desejado. Estas decisões devem ser definidas de modo a minimizar os custos associados a transporte e estoque, e levando em conta critérios relevantes para o problema de difícil quantificação tais como: facilidade de rastreamento, histórico de desempenho, segurança da carga, disposição para negociar os fretes, serviços de documentação e faturamento, entre outros. Uma formulação matemática específica foi utilizada para geração de soluções e uma estrutura decisória construída através dos métodos SMART (Simple MultiAttribute Ranking Technique) e AHP (Analytic Hierarchy Process) permitiu avaliar estas alternativas. Um caso real foi abordado em uma empresa brasileira para testar a eficiência da abordagem em situações reais. Como resultado, a abordagem proposta permitiu analisar com robustez a decisão mais adequada segundo as preferências e aversão ao risco inerentes dos decisores da empresa. Neste sentido, conclui-se que a preferência dos decisores, direcionou a metodologia na proposição de um planejamento focado principalmente na eficiência, a rápida entrega e na confiabilidade dos tempos de atendimento. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma abordagem multi-metodológica de otimização e análise multicritério para tratar o problema integrado de distribuição e estoque considerando múltiplos modos de transporte de carga. O sistema analisado fundamenta-se na rede de distribuição de uma empresa no setor de telecomunicações, cujas operações são típicas do setor. A rede de distribuição é composta por um conjunto de centros de distribuição que atendem as demandas de centros de distribuição regionais sobre um horizonte de planejamento de médio prazo. No transporte da mercadoria, os modos de transporte de carga completa (Full truckload -FTL) e fracionada (Less Than Truckload -LTL) foram considerados. Para uma carga completa, um valor fixo é constituído em função da capacidade do veículo utilizado, enquanto que para a carga fracionada, o custo é baseado na quantidade embarcada e na distância percorrida. As decisões do planejamento da distribuição neste problema envolvem definir as quantidades e datas de envio desde cada origem para cada destino indicando o modo de transporte de carga utilizado, para carga completa deve se definir ainda o tipo de veículo, considerando uma frota heterogênea em custo e capacidade. Os estoques de segurança em cada centro de distribuição regional também devem ser determinados em função da variabilidade da demanda e dos tempos de atendimento, bem como o nível de serviço desejado. Estas decisões devem ser definidas de modo a minimizar os custos associados a transporte e estoque, e levando em conta critérios relevantes para o problema de difícil quantificação tais como: facilidade de rastreamento, histórico de desempenho, segurança da carga, disposição para negociar os fretes, serviços de documentação e faturamento, entre outros. Uma formulação matemática específica foi utilizada para geração de soluções e uma estrutura decisória construída através dos métodos SMART (Simple MultiAttribute Ranking Technique) e AHP (Analytic Hierarchy Process) permitiu avaliar estas alternativas. Um caso real foi abordado em uma empresa brasileira para testar a eficiência da abordagem em situações reais. Como resultado, a abordagem proposta permitiu analisar com robustez a decisão mais adequada segundo as preferências e aversão ao risco inerentes dos decisores da empresa. Neste sentido, conclui-se que a preferência dos decisores, direcionou a metodologia na proposição de um planejamento focado principalmente na eficiência, a rápida entrega e na confiabilidade dos tempos de atendimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0870329113007005 | por |