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dc.creatorCardoso, Fábio Germano
dc.date.accessioned2017-05-03T18:50:22Z
dc.date.available2017-05-03T18:50:22Z
dc.date.issued2016-08-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8710
dc.description.abstractLogistics has been a differentiator more and more important among automakers, since quality, price and technical characteristics have been moving towards a common ground. In order to seek for additional differentiation, companies focus on strategies of stock allocation that allow them to either increase revenue or reduce costs. Stock allocation strategies within the companies requires the decision between centralizing and decentralizing stocks. Present research aims at investigating the decision process about stock allocation for auto parts in aftersales Market, and analyzing what the important criteria for such a decision are. It was conducted a descriptive research with that purpose. It was investigated relevant criteria within literature and validated through questionnaires performed with dealership. Because dealers are the ultimate responsible for the brand image to the customer, they also participated in criteria and alternatives ponderations. Then, it was possible to suggest a final decision for stock allocation, through the organization of all criteria and alternatives in a decision tree together with their weights. Research results seems to suggest the necessity that automakers focus the aftersales resources in increasing their service level to dealership through stock decentralization, as a method to increase their revenue in long-term. Present research contributes to management because it investigates which are the relevant criteria and their weight for centralization decision. In addition, the use of multi-criteria decision making aid to suggest a postponement decision in auto parts distribution chain also represent a contribution.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectControle de estoquepor
dc.subjectIndústria automobilísticapor
dc.subjectInventory controleng
dc.subjectAutomobile industry and tradeeng
dc.subjectPostergaçãopor
dc.subjectCentralizaçãopor
dc.subjectNível de serviçopor
dc.subjectFlexibilidadepor
dc.subjectMétodos de apoio à decisão multi-critériopor
dc.subjectPostponementeng
dc.subjectCentralizationeng
dc.subjectService leveleng
dc.subjectFlexibilityeng
dc.subjectMulti-criteria decision-making aideng
dc.titleTomada de decisão sobre a alocação de estoques na indústria automobilísticapor
dc.title.alternativeDecision making about stock allocation in the auto industryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vieira, José Geraldo Vidal
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2068340476477363por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7768668684010089por
dc.description.resumoA logística é um diferenciador cada vez maior entre empresas automobilísticas concorrentes, dada a equiparação da qualidade, dos preços e características notada nos veículos. Ao buscar essa diferenciação, as empresas privilegiam estratégias de alocação de estoques que permitam o aumento de sua receita e/ou a redução de seus custos. As estratégias de alocação de estoques de uma empresa privilegiam a centralização ou descentralização dos estoques. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o processo de decisão acerca da alocação de estoques de peças de reposição para o mercado de pós-vendas, ao analisar quais critérios são relevantes para essa decisão. Com esse objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva. Os critérios relevantes para a decisão foram investigados na literatura e validados através de questionários realizados com concessionárias. Sendo a concessionária uma grande responsável pela imagem final da marca diante do cliente, elas participaram ainda na ponderação desses critérios e também das alternativas. Foi possível então sugerir uma decisão para alocação de estoques, através da organização dos critérios e alternativas ponderados em uma árvore de decisão. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de as montadoras descentralizarem suas distribuições de autopeças, elevando assim o nível de serviço para as concessionárias, como meio de elevarem suas receitas no longo-prazo. Esta pesquisa possui contribuições gerenciais de curto e de longo prazos. Em adição, o uso de técnicas de apoio à decisão multicritério para decisões sobre o uso de postergação para cadeias de distribuição também representa uma contribuição em si.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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