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dc.creatorVieira, Mauricio Fernando
dc.date.accessioned2017-05-03T19:35:35Z
dc.date.available2017-05-03T19:35:35Z
dc.date.issued2016-09-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8712
dc.description.abstractThe new technologies at industries improve products and services processes, needing capacitated professionals. In turn, the Technology Higher Courses (CSTs, in Portuguese), search to qualify their students to work at this Market, following the inovation dinamics. Technology demands at a region can variate according with it social, economic characteristics and regional particularities. To CSTs, this juncture of factors can create a misalignment between the content taught at student’s formation and the content applied at the Market professional practices. Based on theses, this research has the objective of analyze and identify the CSTs factors that may improve the adherence of new Technologies to the student’s vocational education. As analysis object was selected the Industrial Mechatronics CST from Itu – SP, located at Sorocaba’s Metropolitan Area. At the collect and analysis of the data was used quantitative and qualitative approach and the method of integrated single case study with single analysis unity and multiple evidences source. Among the main results, it is the identification of external and internal factors to the researched course, which interfere at the adherence of technology demands to the student’s formation. Through these factors was possible to evaluate the relationship between the CSTs academic environment and the technology institutions from the course region. Among the main barriers at adherence of new Technologies to the course, it is worth noting the lack of an academic directory responsible for communication between the course and the technology institutions. Generally was not identified the effective communication or articulation between the researched course and the regional technology companies, proposing the discussion and development of an internal system in the CSTs that can evaluate this relationship , based on the evaluation model of this research.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectTechnological innovationseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectTecnologia industrialpor
dc.subjectEnsino tecnológicopor
dc.subjectIndustrial technologypor
dc.subjectTechnological educationeng
dc.titleUma análise da aderência do curso superior de tecnologia em mecatrônica industrial às suas demandas profissionaispor
dc.title.alternativeAn analysis of aderence form technology in industrial mechatronic's course at it professional demandseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, João Eduardo Azevedo Ramos da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3823047207711289por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895901396291198por
dc.description.resumoAs novas tecnologias nas indústrias melhoram os processos de produtos e serviços, necessitando de profissionais capacitados. Por sua vez, os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) buscam qualificar seus discentes para trabalhar neste mercado, acompanhando a dinâmica das inovações. As demandas de tecnologia em uma região podem variar de acordo com as suas características sociais, econômicas e de particularidades regionais. Para os CSTs, essa conjuntura de fatores pode gerar um desalinhamento entre o conteúdo ensinado na formação dos discentes e o aplicado nas práticas profissionais do mercado de trabalho. Frente ao exposto, a presente pesquisa tem como objetivo, identificar e analisar os fatores nos CSTs que podem melhorar a aderência das novas tecnologias ao ensino profissionalizante dos seus discentes. Como objeto de análise foi selecionado o CST em Mecatrônica Industrial de Itu - SP situado na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Na coleta e análise dos dados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso único integrado, com uma unidade de análise e múltiplas fontes de evidência. Dentre os principais resultados está a identificação dos fatores internos e externos ao curso pesquisado, que interferem na aderência das demandas de tecnologias na formação profissional dos discentes. Por meio destes fatores foi possível avaliar a relação entre o ambiente acadêmico dos CSTs com as instituições de tecnologia da região do curso. Dentre as principais barreiras na aderência das novas tecnologias ao curso, cabe destacar a falta de um diretório acadêmico responsável pela interlocução entre a instituição e as indústrias de tecnologia na área de formação do curso. De maneira geral não foi identificada a comunicação/articulação efetiva entre o curso pesquisado e as empresas de tecnologias da região, sendo proposta a discussão e elaboração de um sistema interno nos CSTs que possa avaliar essa relação, embasado no modelo de avaliação da presente pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção (Campus SOROCABA)por
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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