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dc.contributor.authorCosta, Dayane Aparecida Silva
dc.date.accessioned2018-02-15T19:38:24Z
dc.date.available2018-02-15T19:38:24Z
dc.date.issued2016-05-17
dc.identifier.citationCOSTA, Dayane Aparecida Silva. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da saúde : um estudo transversal 2001-2004. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9439.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9439
dc.description.abstractIn order to induce changes in the graduation in Healthcare and to improve the Unified Healthcare System – SUS, the Education Ministry – MEC instituted National Curricular Guidelines – DCN for the fourteen Healthcare related professions. This movement of construction of the DCN is the result of a defense process to educate citizens with a critical view and who agree with the principles and guidelines which SUS preconizes. Therefore, the present study has the goal of analyzing the DCN of the fourteen Healthcare related professions proposed between the period of 2001 and 2004. An exploratory descriptive study has been realized, according to the documental analysis of the DCN, regulated by the Resolution nº287/1998. The data acquiring was realized through the MEC/Portal Site consult, in which were found the resolutions for the fourteen Healthcare related courses. For the proper analysis of the data, an analytic matrix has been used. The matrix contained two axis: Curriculum and Professional Profile, containing the following categories: student evaluation process; teaching-learning process; curricular organization; Professional profile; healthcare; healthcare education and healthcare management. The results reveal gaps related to the articulation of the graduation with the real demands of SUS; there was few focus in innovative concepts, with healthcare perspectives of amplified care; a Professional profile with potent characteristics for SUS establishment; the teaching-learning process shows a initial advance referring to the construction of knowledge centered in the student; the student evaluation that points to a traditional approach. Also, contradictions were verified between conservative and innovative curricular principles; some DCN highlighted technicalist approaches and permissed ambiguous comprehension, showing the lack of clarity to explain the analyzed categories. Considering the DCN as a document that grounds the political pedagogic projects, by ethics, social responsability and commitment. It is expected the ampliation, better explaining and changing in the conservative procedures to seek the promotion, prevention and recuperation and/or rehabilitation, according to SUS statements, throught which the obstacle of integrating teaching, service and social demands will be overcome. Therefore this study proposes the catenation of reflections and possible reviews of the DCN, in the parameters of the Medicine course’s DCN, reviewed in 2014, which brought innovative and significant guiding for a formation directed to the demands of SUS and the needs of the population.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectProfissionais da saúdepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectSistema Único de Saúdepor
dc.subjectHealthcare professionalseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectUnified Healthcare Systemeng
dc.titleDiretrizes curriculares nacionais das profissões da saúde : um estudo transversal 2001-2004por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Roseli Ferreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8525638483100858por
dc.description.resumoCom a intenção de induzir mudanças na formação em saúde e ainda de potencializar o Sistema Único de Saúde – SUS o Ministério da Educação – MEC instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN para as quatorze profissões da saúde. O movimento de construção das DCN é o resultado de um processo de defesa pela formação de cidadãos críticos e que atendam aos princípios e demandas que o SUS preconiza. Assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar as DCN das quatorze profissões da saúde, propostas no período de 2001 a 2004. Com isso realizou-se um estudo descritivo exploratório, mediante a análise documental, das DCN que são regulamentadas pela Resolução nº 287/1998. A coleta dos dados foi realizada por meio da consulta ao site do MEC/Portal, no qual se encontram as resoluções dos 14 cursos da saúde. Para a análise dos dados foi necessário utilizar uma matriz analítica com dois eixos: Currículo e o Perfil Profissional, contendo as seguintes categorias: processo de avaliação do estudante; processo de ensino-aprendizagem; organização curricular; perfil profissional; cuidado em saúde; educação na saúde e gestão em saúde. Os resultados revelam lacunas em relação à articulação da formação com as demandas do SUS; houve pouco enfoque de conceitos inovadores, com perspectivas de saúde do cuidado ampliado; um perfil profissional com características potentes para a efetivação do SUS; o processo de ensino-aprendizagem apresentando um avanço inicial referente à construção do conhecimento centrado no aluno e a avaliação do estudante que destaca uma abordagem tradicional. Além disso, verificaram-se contradições entre os princípios curriculares conservadores e inovadores; algumas DCN retrataram abordagens tecnicistas possibilitando compreensões ambíguas, destacando a falta de clareza ao explicitarem as categorias analisadas. Considerando as DCN como um documento que fundamenta os projetos políticos pedagógicos, mediante a ética, a responsabilidade social e o compromisso, esperam-se aplicações e explicitação nas atuações e mudanças das práticas conservadoras, em busca de garantir a promoção, prevenção e a recuperação e/ou reabilitação, em cumprimento dos princípios do SUS, para que a dificuldade de integrar ensino, serviço e demandas da sociedade, seja superada. Portanto, propõem-se com este estudo o encadeamento de reflexões e possíveis revisões destas DCN, na mesma perspectiva das DCN do curso de Medicina que foram revistas em 2014, as quais trouxeram direcionamentos inovadores e significativos para uma formação voltada para as exigências do SUS e para as necessidades da população.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7622944185406903por


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