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A contribuição de stakeholders não técnicos na elicitação de aspectos da experiência do usuário: uma abordagem usando proto-personas
dc.contributor.author | Pinheiro, Eduardo Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T15:42:40Z | |
dc.date.available | 2018-03-09T15:42:40Z | |
dc.date.issued | 2018-02-06 | |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Eduardo Gouveia. A contribuição de stakeholders não técnicos na elicitação de aspectos da experiência do usuário: uma abordagem usando proto-personas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9557. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9557 | |
dc.description.abstract | The requirements elicitation is a main step in an application development. Usually the requirements are listed and described with little to none participation of the stakeholders that have knowledge of the application’s domain. The stakeholders are the interested people in one product, but in most cases, only the technical stakeholder are incorporated during the system’s implementation. While the non-technical stakeholders hold an unused knowledge during the software construction. Therefore, exists a few studies that explore the active participation of non-technical stakeholders during requirement elicitation. There are several techniques that could be used during the elicitation and description of the requirements. Commonly the techniques used are questionnaires, interviews, observation, etc. Yet, it is still possible to observe that there’s is little use of the techniques that put in the center of the process the user and their needs. But the persona shows itself as a relevant technique to consider the user needs and use experience. A variation of the persona called proto-persona is a technique that permits the creation of an artifact that characterizes a group of users by using the specific knowledge from a domain expert. That way, gathering information about the application and its possible users. The proto-persona is a tool to evaluate the stakeholder participation during the software development. This master’s project has the objective to investigate the non-technical stakeholder contribution during the requirements elicitation. Especially the requirements related to aspects of user experience. To investigate and evaluate the contribution of different types of stakeholders, it was defined an empirical study divided into three steps. The first study focused in to investigate how the stakeholders used the proto-personas technique during the elicitation of the requirements to a given application. The second study explored the use of the first study’s artifacts as support to design a solution to the application. And the third study evaluated how the second study’s solutions were adequate to a set of final users. The results indicated through a detailed analysis (quantitative and qualitative) reveal that both non-technical and technical stakeholders contribute uniquely to the application. Both stakeholders focused on different aspects and enrich the software development. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Stakeholder não técnico | por |
dc.subject | Elicitação de Requisitos | por |
dc.subject | Proto-persona | por |
dc.subject | Non-technical stakeholder | eng |
dc.subject | Requirement Elicitation | eng |
dc.subject | Software - Validação | por |
dc.subject | Computer software - Validation | eng |
dc.title | A contribuição de stakeholders não técnicos na elicitação de aspectos da experiência do usuário: uma abordagem usando proto-personas | por |
dc.title.alternative | Non-technical stakeholder contribution during the elicitation of user experience aspects: a proto-persona approach | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Zaina, Luciana Aparecida Martinez | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771382E6 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | González, Sahudy Montenegro | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768293A7 | por |
dc.description.resumo | A elicitação de requisitos é uma atividade essencial para o desenvolvimento de uma aplicação. Usualmente os requisitos são levantados e descritos sem ou com pouca participação dos stakeholders que fazem parte do domínio da aplicação. Os stakeholders são as partes interessadas naquele produto, porém comumente apenas os stakeholders técnicos são incorporados durante a implementação de um sistema, enquanto stakeholders não técnicos possuem um conhecimento que não é aproveitado durante a construção de software. Assim, existem poucos trabalhos que explorem a participação ativa dos stakeholders não técnicos na elicitação de requisitos. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para elicitação e descrição de requisitos. As comumente utilizadas são questionários, entrevistas, observação em contexto, etc. Contudo, ainda observa-se o pouco uso de técnicas que coloquem o usuário e suas necessidades como centro do processo. Neste sentido a persona se mostra uma técnica relevante para se levar em consideração as necessidades do usuário e sua experiência de uso. A proto-persona, uma variação da persona, é uma técnica que permite a criação de um artefato que caracteriza um grupo de usuários utilizando o conhecimento de um especialista de domínio como fonte de conhecimento sobre a aplicação e seus usuários. É uma ferramenta pertinente para se avaliar a participação dos stakeholders durante o desenvolvimento de software. O objetivo deste projeto de mestrado é investigar a contribuição que stakeholders não técnicos trazem para a elicitação de requisitos. Em especial, os requisitos relacionados à aspectos da experiência do usuário. Para que essa investigação pudesse avaliar a contribuição de diferentes tipos de stakeholders foi definida uma metodologia baseada em estudo experimental, que foi dividido em três etapas. A primeira etapa focou-se em investigar como os stakeholders usavam a técnica de protopersonas para elicitar os requisitos de uma dada aplicação. Já na segunda explorou-se o uso dos artefatos construídos no primeiro como apoio para o design da solução da aplicação. Por fim, a partir das soluções desenhadas na segunda etapa, na terceira etapa avaliou-se o quanto essas soluções eram pertinentes e adequadas no olhar do público alvo. Os resultados obtidos a partir de uma detalhada análise, quantitativa e qualitativa, revelou que os stakeholders técnicos e não técnicos influenciam de forma única a aplicação, dito que focam em diferentes aspectos e enriquecem o desenvolvimento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4850531U8 | por |