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dc.contributor.authorSousa, Isabel Cristina Nunes de
dc.date.accessioned2018-03-23T11:57:59Z
dc.date.available2018-03-23T11:57:59Z
dc.date.issued2017-04-28
dc.identifier.citationSOUSA, Isabel Cristina Nunes de. Comportamento de viagem de ciclistas em uma cidade de porte médio : implicações para definição de redes cicloviárias. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9595.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9595
dc.description.abstractThis research is based on the premise that the improvement of bicycle transport conditions could help improve the quality of life in cities, due to the wide range of social, environmental, economic and health benefits associated with this mode. The purpose of the cycling networks addressed in this study is to establish connections between potential points of origin and destination of cyclists, in order to offer the most appropriate routes between the points of interest. For this, the identification and study in the Travel Generating Poles (PGVs) are convenient, since Origin-Destination (O / D) surveys, capable of providing information about travel demands, are rare in the context of Brazilian cities. The prerogative of this study is to identify the implications of opinions and travel behavior of cyclists in the planning of cycling networks in medium-sized cities. Based on the bibliographic review, the main factors that influence the choice of routes by cyclists were identified, as well as some models of bicycle service level evaluation (NSB), in order to provide a solid theoretical discussion, allowing a better understanding of the studied reality. Subsequently, surveys have been carried out with cyclists at Bicycle Travel Generating Poles (application of a questionnaire and registration of routes traveled by cyclists using GPS devices), followed by the diagnosis of the Level of Service for Bicycle of the routes traveled by cyclists and the shortest ways between origins and destinations of cyclists. The implications of cyclists' opinions and travel behavior for cycling planning lie in directing the proposition to direct cycling networks, that minimize the deviation of connections between origins and destinations (PGVs), as well as provide basic infrastructures such as adequate lighting and well-maintained pavement.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectTransporte ativopor
dc.subjectPlanejamento cicloviáriopor
dc.subjectComportamento de viagempor
dc.subjectEscolha da rota pelos ciclistaspor
dc.subjectViagens utilitáriaspor
dc.subjectActive transporteng
dc.subjectCycle planningeng
dc.subjectTravel behavioreng
dc.subjectBicycle route choiceeng
dc.subjectUtilitarian tripseng
dc.titleComportamento de viagem de ciclistas em uma cidade de porte médio : implicações para definição de redes cicloviáriaspor
dc.title.alternativeCyclist travel behavior in a medium size city: implications for definition of cycling networkseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sanches, Suely da Penha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857424839674606por
dc.description.resumoEsta pesquisa se apoia na premissa de que a melhoria das condições do transporte cicloviário poderia auxiliar no aprimoramento da qualidade de vida nas cidades, em virtude da ampla gama de benefícios sociais, ambientais, econômicos e de saúde, associados a este modo. O propósito das redes cicloviárias tratadas neste estudo é estabelecer conexões entre os potenciais pontos de origem e destino dos ciclistas, de modo a oferecer as rotas mais adequadas possíveis entre os pontos de interesse. Para isso, a identificação e o estudo nos Polos Geradores de Viagens (PGVs) são convenientes, visto que as pesquisas Origem-Destino (O/D), capazes de oferecer informações sobre a demanda de viagens, são raras no contexto das cidades brasileiras. Tem-se como prerrogativa neste estudo, a identificação das implicações das opiniões e do comportamento de viagem dos ciclistas no planejamento de redes cicloviárias em cidades de porte médio. A partir da revisão bibliográfica, foram identificados os principais fatores que influenciam na escolha das rotas pelos ciclistas, assim como alguns modelos de avaliação do nível de serviço para bicicleta (NSB), no intuito de fundamentar uma discussão teórica consistente, possibilitando uma melhor compreensão da realidade estudada. Posteriormente, tem-se a realização de pesquisas com ciclistas em Polos Geradores de Viagens por Bicicleta (aplicação do questionário e registro das rotas percorridas pelos ciclistas por meio de aparelhos GPS), seguido pelo diagnóstico do Nível de Serviço para Bicicleta das vias percorridas e dos menores caminhos entre origens e destinos dos ciclistas. As implicações das opiniões e do comportamento de viagem dos ciclistas para o planejamento cicloviário residem no direcionamento para a proposição de redes cicloviárias diretas, que minimizem desvios de conexão entre origens e destinos (PGVs), além do oferecimento de infraestruturas básicas, como iluminação adequada e pavimento bem conservado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTESpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8572329722251988por


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