dc.contributor.author | Vieira, Carla Roberta Sola de Paula | |
dc.date.accessioned | 2018-04-04T14:13:10Z | |
dc.date.available | 2018-04-04T14:13:10Z | |
dc.date.issued | 2017-08-17 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Carla Roberta Sola de Paula. A formação do enfermeiro para atenção às urgências e emergências na Atenção Básica em Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9663. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9663 | |
dc.description.abstract | There are few advances in research on the formation of the nurse practitioner for urgent and emergency assistance, on the epidemiological profile of the brazilian population. Networking puts Basic Health Attention with in strategic position as ordering, care. Assuming a definitive role in what relates to maintenance of the life of patients. The role of the nurse in this network, is cross because it permeates the whole route of this watch. The formation of nurses requires constant professional improvement, since this is a complex and integral action. Learning scenarios allow for greater contact with the reality of the environment in which they live, providing a horizon of paths to creativity and transformations. It is descriptive, exploratory study of qualitative approach, with the purpose of analyzing the formation of nurses in the Basic Health Attention. “in the light” of the public policy of attention to urgencies and emergencies in four graduate programs in nursing schools located in the State of São Paulo. Data analysis and discussion will occur under criteria of National curriculum guidelines were carried out through the realization of interviews semi-structured with coordinators of courses, teachers and those responsible for emergency and emergency education. As a result, we can identify that only two of the four universities have discipline specifies inurgent and emergency area, allowing for the planning and structuring of primary content to your professional practice. Universities that do not have the discipline of emergency and emergency condition theme approach to evaluation each faculty member about the importance of urgent and emergency education on graduation. Learn how urgent and emergency is a social need which reflects directly on the quality of services provided in the health system that learning is enhanced when you approach the teaching of different professions of the health area, promoting interdisciplinarity as daily practice and, thus, enhancing the care centered on the individual. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação em Enfermagem | por |
dc.subject | Emergências | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Education in Nursing | eng |
dc.subject | Emergencys | eng |
dc.title | A formação do enfermeiro para atenção às urgências e emergências na Atenção Básica em Saúde | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ogata, Márcia Niituma | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3274294833403570 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Roseli Ferreira da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8525638483100858 | por |
dc.description.resumo | Existem poucos avanços em pesquisas sobre a formação do enfermeiro generalista para assistência em urgência e emergência, diante do perfil epidemiológico da população brasileira. A constituição de redes coloca a Atenção Básica em Saúde dentro de posição estratégica como ordenadora do cuidado, assumindo papel definitivo no que se relaciona à manutenção da vida dos pacientes. A atuação do enfermeiro, nessa rede, é transversal, pois permeia todo o percurso desse cuidado. A formação do enfermeiro exige constante aprimoramento profissional, já que se trata de uma ação complexa e integral. Os cenários de aprendizagem possibilitam maior contato com a realidade do meio em que vivem, propiciando um horizonte de caminhos para a criatividade e transformações. Trata-se de estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a formação do enfermeiro na Atenção Básica em Saúde à luz das Políticas Públicas de Atenção às Urgências e Emergências em quatro cursos de Graduação em Enfermagem de escolas públicas localizadas no estado de São Paulo. A análise dos dados e discussão ocorrerão sob a luz das Diretrizes Curriculares Nacionais foram realizadas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores dos cursos, docentes e responsáveis pelo ensino de urgência e emergência. Como resultados, podemos identificar que apenas duas das quatro universidades possuem disciplina especifica na área de urgência e emergência, o que possibilita o planejamento e estruturação de conteúdos primordiais para sua prática profissional. Universidades que não possuem a disciplina de urgência e emergência condicionam a abordagem do tema à avaliação de cada docente sobre a importância ou não do ensino de urgência e emergência na graduação. Aprender urgência e emergência é uma necessidade social que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde esse aprendizado é potencializado quando Aproximo o ensino das diferentes profissões da área da saúde, promovendo a interdisciplinaridade como prática cotidiana e, assim, potencializando o cuidado centrado no indivíduo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGC | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8731621380456646 | por |