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dc.creatorKugelmeier, Cristie Luis
dc.date.accessioned2018-05-02T18:44:26Z
dc.date.available2018-05-02T18:44:26Z
dc.date.issued2017-03-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9850
dc.description.abstractThe use of biodiesel in vehicles can significantly reduce dependence on fossil fuels and help to reduce environmental pollution. However, there are concerns about the compatibility of automotive materials in contact with biodiesel. Alloys of ferrous and non-ferrous metals that come in contact with the fuel may exhibit corrosive behavior because biodiesel, which has different chemical characteristics compared to diesel, may interact with materials in a different way. The objective of the study was to compare the corrosion behavior of SAE 8620 carbon steel; 13 Cr supermartensitic stainless steel; AA6061-T4 aluminum alloy with and without Equal-Channel Angular Pressing; copper and lead in three diesel/biodiesel binary blends (B7, B15 and B30). Mass loss tests were performed by total immersion, crevice corrosion, partial immersion and in contact with the vapor phase of each binary blends for 2160 h at 50 °C. The materials were evaluated through structural characterization, optical microscopy (OM), scanning electron microscopy (SEM) and X-ray dispersive energy (EDX), determination of metallic elements in the blends and corrosivity of the copper. The physicochemical characteristics of the mixtures were determined by oxidative stability analyzes at 110 °C, specific mass at 20 °C, kinematic viscosity at 40 °C, hydrogen and carbon nuclear magnetic resonance (1H and 13C) and ASTM color analysis. The results showed that copper and lead are materials not recommended for use in contact with biodiesel. SAE 8620 carbon steel, 13 Cr supermartensitic stainless steel and AA 6061-T4 aluminum alloy are more resistant materials in contact with biodiesel and their blends with diesel oil, which can be used, for example, as materials in the construction of transport and storage tanks.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectAço carbono 8620por
dc.subjectAço inoxidável supermartensítico 13 Crpor
dc.subjectLiga de alumínio AA 6061-T4por
dc.subjectMisturas diesel/biodieselpor
dc.subjectCorrosãopor
dc.subject8620 Carbon steeleng
dc.subject13 Cr supermartensitic stainless steeleng
dc.subjectAA6061-T4 aluminum alloyeng
dc.subjectdiesel/biodiesel blendseng
dc.subjectCorrosioneng
dc.titleEstudo dos efeitos do biodiesel e suas misturas com óleo diesel em materiais metálicospor
dc.title.alternativeStudy of the effects of biodiesel and its blends with diesel oil in metallic materialseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sordi, Vitor Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8364164402481940por
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Marcos Roberto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342080276878958por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297380243023526por
dc.description.resumoA utilização de biodiesel em automóveis pode reduzir significativamente a dependência por combustíveis fósseis, ajudando a reduzir a poluição ambiental. Porém, há preocupações sobre a compatibilidade de materiais automotivos em contato com o biodiesel. Materiais como ligas de metais ferrosos e não-ferrosos que entram em contato com o combustível podem apresentar comportamento corrosivo, pois o biodiesel, que apresenta diferentes características químicas em relação ao diesel, pode interagir com materiais de uma maneira diferente. O objetivo do estudo foi comparar o comportamento de corrosão de aço carbono 8620; aço inoxidável supermartensítico 13 Cr; liga de alumínio AA 6061 T4 com e sem processamento por Extrusão em Canal Angular; cobre e chumbo em três misturas binárias diesel/biodiesel (B7, B15 e B30). Realizaram-se ensaios de perda de massa por imersão total, corrosão por frestas, imersão parcial e contato em fase vapor para cada mistura binária por 2160 horas a 50 °C. Os materiais foram avaliados através de caracterização estrutural, microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por energia dispersiva de raios X (EDS), determinação de elementos metálicos nas misturas e corrosividade da lâmina de cobre. As características físico-químicas das misturas foram determinadas por análises de estabilidade oxidativa a 110 °C, massa específica a 20 °C, viscosidade cinemática a 40 °C, ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono (1H e 13C) e análise de cor ASTM. Os resultados mostraram que cobre e chumbo são materiais não recomendados para uso em contato com biodiesel. Aço carbono 8620, aço inoxidável supermartensítico 13 Cr e a liga de alumínio AA 6061 são materiais mais resistentes em contato com biodiesel e suas misturas com óleo diesel, os quais podem ser utilizados, por exemplo, como materiais na construção de tanques de transporte e armazenamento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEMpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 130347/2015-9por
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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