Listar por asesor "Oliveira, Haydée Torres de"
Mostrando ítems 1-20 de 20
-
Concepções de educação ambiental e perspectivas pedagógicas de professoras do ensino fundamental e as potencialidades do Pólo Ecológico de São Carlos (SP)
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 06/05/2010)Since 1970´s, in Brazil, a series of educational proposals have incorporated activities related to environmental issues among then outdoor activities in natural spaces. However, we consider that most of those activities ... -
Educação para a vida: uma experiência metodológica.
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 27/06/2003)The deep crises, which we live in the social and natural environment, have their origin in the way we understand and act on them. The values that we give to theses environments not only reflect our way of thinking and ... -
Aspectos da estrutura, funcionamento e manejo da reserva particular do patrimônio natural "Ecoparque de Una": região cacaueira do Sul da Bahia, Brasil.
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 13/12/2002)The cocoa production region of southern Bahia harbors the largest fragments of Atlantic Forest in the State of Bahia, possessing a high frequency of endemics and species richness, and being presently considered a priority ... -
Representações sociais e meio ambiente: participação de um grupo de mulheres no planejamento de uma intervenção de educação ambiental popular urbana em Manaus, Amazonas.
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 25/08/2003)The central argument of this thesis is to promote the importance of observing peoples’ understanding of their environment in order to develop a popular environmental education programme with rather than for ... -
O rio Paraguai como tema gerador de ações em educação ambiental escolar no Município de Cáceres - Mato Grosso
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 16/12/2009)The present study was developed at two schools of the municipality of Cáceres, area of the Alto Pantanal , in the West of the State of Mato Grosso. The research focuses the River Paraguay as an indicative theme of action ... -
Educação ambiental dialógica e representações sociais da água em cultura sertaneja nordestina: uma contribuição à consciência ambiental em Irauçuba - CE (Brasil).
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 23/07/2003)This thesis presents a research-intervention based in the dialogic environmental education in the molds of freirean pedagogy under an echo-relational perspective. The investigation intends to deal a local-global problem: ... -
Jogos educativos sobre sustentabilidade na educação ambiental crítica
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 23/10/2009)This study, which falls within the category of exploratory research, had the following aims: a) to identify the main elements of the educational approach of socio-environmental sustainability according to the Critical ... -
Espaços educadores no contexto do CESCAR (Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região/SP): do conceito à formação em educação ambiental
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 06/04/2010)The Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR), a environmental educators´s group, is guided by the precepts of Programa Nacional de Formação em EA (ProFEA) a Brazilian environmental ... -
Bases teóricas, metodologia de elaboração e aplicabilidade de indicadores intra-urbanos na gestão municipal da qualidade de vida urbana em grandes cidades: o caso de Belo Horizonte
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 25/07/2002) -
Percepção ambiental e imaginário dos moradores do município de Jardim/MS.
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 11/02/2003)The objective of the work it was the study of the environmental perception of the inhabitants of the agricultural and urban zones of Jardim, MS. Initiates with the construction of a reflective way on the phenomenon of the ... -
A abordagem ecológica como fundamento para a educação ambiental e gestão dos recursos hídricos em pequenas propriedades rurais na bacia do alto do Rio Pardo (São José do Rio Pardo, SP)
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 08/05/2006) -
Integração entre ecologia de bacias hidrográficas e educação ambiental para a conservação dos rios da serra do mar no estado do Paraná.
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 07/10/2004)The catchment areas on the eastern and western slopes of Serra do Mar Mountains (Paraná state, Brasil) are sites of strategic interest to the conservation of riverine ecossystems, as they provide water supply to about ... -
A experiência estética no Cerrado para a formação de valores estéticos e éticos na educação ambiental
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, Câmpus São Carlos, 26/03/2015)Our world views are based on principles, feelings, emotions that go through a dimension of human life which involve ethical and aesthetic values. However, the formation of values is a less explicit dimension of environmental ... -
Educação ambiental e biodiversidade em unidades de conservação: mapeando tendências
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 26/02/2010)Protected areas (PAs) are especially interesting to develop environmental education (EE) activities, especially on biodiversity. In this study we carried out a diagnosis of the environmental education actions and biodiversity ... -
Biodiversidade como tema para a educação ambiental : contextos urbanos, sentidos atribuídos e possibilidades na perspectiva de uma educação ambiental crítica
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 20/03/2013)Biodiversity is all around us, in what we wear, eat, into objects from our daily, past and future lives. It is present as an explosion of colors and hues, sounds and smells. It is both invisible and inescapable. The ... -
Contribuições do projeto ProMEA na rede (São Carlos SP) à construção de identidade e à formação ambiental continuada de professoras do ensino básico
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 06/03/2014)This research was linked to the ProMEA Network project: an alternative to overcome some difficulties of environmental education (EE) in primary education. One of its methodological strategies consisted in selecting teachers ... -
Educação ambiental dialógico-crítica e a conservação da biodiversidade no entorno de áreas protegidas
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 02/04/2014)O objetivo geral deste trabalho foi compreender os limites e as potencialidades do desenvolvimento de programas de educação ambiental para a conservação de animais predadores de topo de cadeia no entorno de áreas protegidas ... -
O imagético de uma comunidade caatingueira e os sentidos atribuídos à onça em um processo formativo de educação ambiental crítica
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 09/09/2013)This dissertation presents an environmental education research, grounded in an understanding and critical perspective which seeks to contribute to the formation of subjects able to read and act in the world, positioning ... -
Análise reflexiva da produção participativa e da dimensão crítica de materiais de educação ambiental no contexto de bacias hidrográficas no estado de São Paulo
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 04/10/2013)Participation, as one of the assumptions of a critical and emancipatory Environmental Education, is essential to promote the meeting of people with different knowledges that create a new knowledge, that is the dialogue.Starting ... -
Educação ambiental não-formal : a práxis coletiva dos pescadores artesanais no rio Paraguai Cáceres/Mato Grosso/Brasil
(Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - PPGERN, , 28/10/2009)Cáceres is situated to the left edge of High Paraguai river, in the Region Center-West, Brazil, possessing co-ordinated: south latitude (16º 11' 42' ') e longitude west (57º 40' 51' ') with altitude of 118 meters above sea ...