Show simple item record

dc.creatorRocha, Quezia Geane de Souza da
dc.date.accessioned2018-05-21T18:16:16Z
dc.date.available2018-05-21T18:16:16Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10087
dc.description.abstractVarious environmental problems have been lived during the last decades, mainly caused by socioeconomic predominant models, confirming the needed of accomplished with Environmental Education, principally regarding school ambit, where the Environmental Education development must be responsibility of all subjects, that the highlight is Chemistry. Considering this problematic, this master degree work looked for didactic strategies to articulate the Environmental Education in the Basic Education Chemistry Classes, using water as the subject generator and the National Curricular Guidelines for Environmental Education as guiding, the strategies proposed were structured by Didactics Sequences . Three Didactics Sequences were building by study of National Curricular Guidelines for Environmental Education , São Paulo Chemistry Curriculum and the previous questionaries’ analysis applied in students participants of search. The Didactics Sequences elaborated were applied in the classroom and data collected by questionnaires, class reports, students’ activities, observation and audiovisual records. The data analyses show that the developed activities contributed for the student’s environment perception evolution from Naturalist for Globalizes, as well as insert social elements in contents which relate with Environment Education, however, the Didactics Sequences did not get successful to engage students regarding environment question, being one of the points to be improved on them. In relation of Chemistry Teaching, the classes dynamics allow diagnostic compression problems and students lacks, which in the traditional style of classes only would be revealed by writing evaluation, activities of final periods. The socioenvironmental contextualization allows to close the contents of the student realities and motivate their learning. The activities proportionated the development of abilities to realize searching and argumentation building, the responsibility and autonomy stimulation of students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectWatereng
dc.titleEducação ambiental nas aulas de química do ensino médio: o tema água na abordagem CTSApor
dc.title.alternativeEnvironmental education in the high scholl chemistry class: the water theme in the STSE approacheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Rosebelly Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921735904003583por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162969313307495por
dc.description.resumoOs diversos problemas ambientais vivenciados nas últimas décadas, causados pelos modelos socioeconômicos predominantes, confirmam a necessidade de compromisso com a Educação Ambiental, principalmente no âmbito escolar, onde o desenvolvimento da Educação Ambiental deve ser responsabilidade de todas as disciplinas, em que se destaca a Química. Considerando tal problemática, este trabalho de mestrado buscou propor estratégias didáticas para articular a Educação Ambiental nas aulas de Química da Educação Básica, usando a água como tema gerador e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental como norteadoras. As estratégias propostas foram estruturadas na forma de Sequências Didáticas. Três Sequências Didáticas foram construídas por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, dos conteúdos do Currículo de Química de São Paulo e da análise dos questionários prévios aplicados nos alunos participantes da pesquisa. As Sequências Didáticas elaboradas foram aplicadas em sala de aula e os dados coletados por meio de questionários, relatórios de aula, atividades dos alunos, observação e gravação audiovisual. A análise dos dados apontou que as atividades desenvolvidas contribuíram para evoluir a percepção de Meio Ambiente dos estudantes de Naturalista para Globalizante, assim como inserir elementos sociais nos temas que relacionam com Educação Ambiental, entretanto, as Sequências Didáticas não obtiveram sucesso em atingir o engajamento dos alunos com a questão ambiental, sendo um dos pontos a serem melhorados nas mesmas. Em relação ao Ensino de Química, a dinâmica das aulas permitiu diagnosticar dificuldades de compreensão e lacunas nos entendimentos dos alunos, que no estilo tradicional de aula só seriam reveladas na avaliação escrita, período final das atividades. A contextualização socioambiental permitiu aproximar os conteúdos da realidade dos alunos e motivar seu aprendizado. As atividades proporcionaram aos alunos o desenvolvimento das habilidades de realizar pesquisa e construir argumentos, estimularam a responsabilidade e autonomia dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Química (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record