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dc.creatorBernardo, Antonio Rogério
dc.date.accessioned2018-07-16T17:38:59Z
dc.date.available2018-07-16T17:38:59Z
dc.date.issued2018-05-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10286
dc.description.abstractMolecular gastronomy is the science that studies physical and chemical processes involved in Culinary, with the purpose of optimizing the preparation and use of food, as well as standardizing the outcome of recipes, as cooks/scientists can predict better results for their dishes based on scientific theories. Scientific literacy is the understanding of science and the ways that scientific knowledge can be handled in order to promote ethics, reflection and expansion of individual skills for daily application. In this work, molecular gastronomy helped introduce students to the scientific literacy process, both by bringing science closer to their reality and by approaching topics that are relevant for teaching several science branches, such as: fermentation, thermodynamics, chemical kinetics, solutions, molecular interactions etc. The molecular gastronomy experiences took place at the State School Orlando da Costa Telles in the town of Ibaté, State of São Paulo, with ten high school students, having the goal of analyzing their scientific literacy through molecular gastronomy and evaluating its efficiency. As a concrete result, a recipe book was prepared in the course of the experiences, containing all scientific conclusions discussed in the classes. This book is also availabe for use by teachers in future practical classes. By the end of this work, it could be observed that most of the students felt encouraged to participate actively and reflectively in the scientific practics and showed understanding of culinary processes, which suggests that they had acquired scientific literacy to the extent of comprehending individual and collective impacts caused by science and technology.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGastronomia molecularpor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectMolecular gastronomyeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectTeaching of scienceeng
dc.titleAlfabetização científica por meio da gastronomia molecularpor
dc.title.alternativeScientific literacy thought molecular gastronomyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lupetti, Karina Omuro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198051111079064por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791478260729953por
dc.description.resumoA gastronomia molecular é a ciência que estuda os processos físicos e químicos envolvidos na culinária, a fim de otimizar o preparo e aproveitamento de alimentos e, utilizando a metodologia científica, padronizar o resultado das receitas, uma vez que o cientista ou o cozinheiro consegue prever resultados melhores para seus pratos com base nas teorias científicas. A alfabetização científica é o entendimento da ciência e de como o conhecimento científico pode ser manejado a fim de estimular a ética, a reflexão e a ampliação das habilidades do indivíduo para a aplicação no cotidiano. No presente trabalho, a gastronomia molecular auxiliou a ambientalizar o aluno no processo de alfabetização científica, uma vez que traz a ciência para a realidade próxima dos alunos e aborda questões que são pertinentes para o ensino de vários segmentos na ciência, como: fermentação, termodinâmica, cinética química, soluções, interações moleculares etc. As vivências de gastronomia molecular foram realizadas na Escola Estadual Orlando da Costa Telles em Ibaté/SP, com 10 estudantes do Ensino Médio, e tiveram o objetivo de analisar o processo de alfabetização científica dos alunos por meio da gastronomia molecular e medir sua eficiência. Foi elaborado um livro de receitas ao longo das vivências, com as inferências científicas discutidas nas aulas, para que pudesse ser utilizado por professores em futuras aulas práticas com os alunos. Pode-se observar que, ao fim deste trabalho, a maioria dos alunos se sentiu engajada em participar de modo ativo e reflexivo das práticas científicas, com entendimento dos processos culinários, sendo assim alfabetizados cientificamente com nível de compreensão do impacto individual e coletivo da ciência e tecnologia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Química (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICApor
dc.ufscar.embargo6 meses após a data da defesapor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


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