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dc.contributor.authorKirby, Regiane Cristina Laveli de Souza
dc.date.accessioned2018-11-05T23:12:28Z
dc.date.available2018-11-05T23:12:28Z
dc.date.issued2018-06-13
dc.identifier.citationKIRBY, Regiane Cristina Laveli de Souza. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor de edificações sustentáveis: um estudo exploratório no contexto brasileiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10632.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10632
dc.description.abstractThe study of green buildings consumer behavior, despite its importance, has been a subject little explored in the academic literature. However, a better understanding of this matter can generate greater industry interest, and attract in investment and development of this type of construction and raise public/consumer awareness about the sustainable aspects of buildings, expanding their perception and willingness towards green buildings. Thus, this research aims to identify the factors that influence consumer behavior of green buildings in Brazil. Firstly, a series of systematic reviews of the literature were carried out on the factors influencing consumers and were then analyzed in the light of the classical theory of consumer behavior, represented here by the Decision Process model of Blackwell et al. (2005). This led to the composition of the theoretical model presented in this paper, from which empirical qualitative-quantitative research was developed. In the qualitative approach, focus group techniques were used for validation of the proposed model along with in-depth interviews with owners of green buildings certified by the Green Building Council Brazil. The quantitative method used is a survey with the same population referenced above. The information from the survey was analyzed using descriptive statistical analysis, hypothesis testing and a multivariate analysis. The results demonstrate the importance of the influence of factors such as family and personal conceptions, as well as price, sustainable characteristics of the property, sustainability confidence in this type of building, green certification and consumer perception that this acquisition can make a difference in society in which they live. This is a pioneer study in Brazil, due to its comprehensiveness and for identifying a broad range of factors that can influence consumer behaviour towards green buildings.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectImóvel sustentávelpor
dc.subjectEdificações sustentáveispor
dc.subjectFatorespor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectGreen buildingseng
dc.subjectSustainable housingeng
dc.subjectFactorseng
dc.subjectConsumer behavioureng
dc.titleFatores que influenciam o comportamento do consumidor de edificações sustentáveis: um estudo exploratório no contexto brasileiropor
dc.title.alternativeFactors which influence purchase of green buildings in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Delai, Ivete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7054145506480670por
dc.description.resumoO estudo do comportamento do consumidor de edificações sustentáveis, apesar de sua importância, tem sido um tema pouco explorado na literatura acadêmica. No entanto, o entendimento sobre esse assunto pode gerar maior interesse da indústria em investir e desenvolver esse tipo de construção e despertar a consciência do público/consumidor sobre os aspectos sustentáveis das construções, expandindo essa percepção e a disposição em empreender em obras desse tipo. Assim, essa pesquisa tem como objetivo identificar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor de edificações sustentáveis certificadas no Brasil. Para tanto, foram realizadas revisões sistemáticas da literatura (RSL) sobre os fatores que influenciam a postura do consumidor, e em seguida, esses fatores foram analisados à luz da teoria clássica do comportamento do consumidor, representada aqui pelo modelo de Processo de Decisão de Compra (PDC) de Blackwell et al (2005). Isto possibilitou a composição do modelo teórico apresentado, a partir do qual foi, então, desenvolvida uma pesquisa empírica do tipo qualitativa-quantitativa. Na abordagem qualitativa, foram utilizadas as técnicas de grupo focal para validação do modelo proposto e entrevistas em profundidade com proprietários de imóveis sustentáveis certificados pelo Green Building Council Brasil. A abordagem quantitativa foi realizada através de uma pesquisa survey com a mesma população acima referenciada. Os resultados foram obtidos através de análises estatísticas descritivas, teste de hipóteses e uma análise multivariada fatorial. Eles demonstraram a importância da influência de fatores como família e influências pessoais, assim como o preço, as características sustentáveis do imóvel, a confiança nesse tipo de edificação, a certificação verde e a percepção do consumidor de que essa aquisição pode fazer a diferença na sociedade em que vive. Esse estudo se destaca também por ser pioneiro no Brasil, abrangente, e por identificar um conjunto mais amplo de fatores que influenciam o comportamento do consumidor de edificações sustentáveis.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: DSpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1642961274865634por


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