Show simple item record

dc.creatorMarçola, Jadilson Astorino
dc.date.accessioned2018-11-30T18:24:28Z
dc.date.available2018-11-30T18:24:28Z
dc.date.issued2018-07-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10746
dc.description.abstractTaking into account the decision-making process of bidding, which there’re several strategic factors, complex and subjective, this document has as goal provide a new decision model, using a fuzzy system based on parameters, supporting the manager on binary decision-making of participating or not in a bidding. Beginning from a literature review about bidding, decision-making of bidding and fuzzy system, it approaches the new bidding decision-making, comparing to each others there are, as well as it application, here represented by a case study in a capital goods factory, with a strong national market performance. The obstruction to get information, the unstructured formulation of the decision-making process, the presence of limited resources, the increasing demands for product qualities and the possibility to help managers on process decision-making, motivated the document development. Taking into account that, during the whole information gathering process, it was verified the very qualitative variables presence, imprecise and the decision-making process based on human knowledge, whose behavior is influenced by perception, judgment and emotions, chose to develop a fuzzy model so, allowing the development of methods and techniques for representation and processing inaccurate information, abundant in the real world, and also difficult to process by conventional logic. The knowledge construction of the knowledge base of fuzzy systems, formed by database and by parameters was developed by the researcher, with specialists support. The expected benefit with the use of the new model is to get reduction of the manager's response time, more assertive decisions and saving of human and financial resources during the process of preparing proposals. With a historical database of a capital goods factory was possible to build up several bidding decision scenarios. Besides the model, a parameters fuzzy system was developed, whose results are in accordance with the decisions expected by those experts. The model, compared to the other models according to the literature review, was more robust, more interpretable and less dependent on the specialists.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectLicitaçãopor
dc.subjectModelo de decisãopor
dc.subjectSistema fuzzy baseado em regraspor
dc.subjectBiddingeng
dc.subjectDecision-makingeng
dc.subjectFuzzy system based on parameterseng
dc.titleModelo de decisão de licitação utilizando sistema fuzzy baseado em regraspor
dc.title.alternativeBidding decision template using a fuzzy system based on parameterseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Godinho Filho, Moacir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136685270563354por
dc.contributor.advisor-co1Pimenta, Adinovam Henriques de Macedo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4731132112733505por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8738368968765884por
dc.description.resumoLevando em consideração o processo de decisão de licitação, onde existem diversos fatores estratégicos, complexos e subjetivos, esse trabalho tem como objetivo propor um novo modelo de decisão, utilizando um sistema fuzzy baseado em regras, que auxilie o gestor na tomada de decisão binária de participar ou não de uma licitação. Partindo de uma revisão da literatura sobre licitação, modelos de decisão de licitação e sistemas fuzzy, o trabalho discute o novo modelo de decisão de licitação, comparando-os com os outros modelos de decisão, bem como sua aplicação, aqui representado por um estudo de caso em uma fábrica de bens de capital, com forte atuação no mercado nacional. A dificuldade de se obter as informações, a formulação desestruturada do processo decisório, a presença de recursos limitados, as demandas cada vez maiores por qualidade do produto e a possibilidade de auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão, motivaram o desenvolvimento deste trabalho. Levando em consideração que durante todo o processo de coleta de informações, constatou-se a presença de muitas variáveis qualitativas, imprecisas e o processo decisório baseado no conhecimento humano, cujo comportamento é influenciado pela percepção, julgamento e emoções, optou-se por desenvolver um modelo fuzzy, que permite o desenvolvimento de métodos e técnicas para a representação e processamento de informação imprecisas, abundantes no mundo real, e de alta dificuldade para processamento pela lógica convencional. A construção da base de conhecimento de sistemas fuzzy, formado por base de dados e por regras foi desenvolvida pelo pesquisador, com o apoio dos especialistas. O benefício esperado com o uso do novo modelo é a redução do tempo de resposta do gestor, decisões mais assertivas, melhorar interpretação da decisão e economia de recursos humanos e financeiros no processo de licitação. Além do modelo foi desenvolvido um sistema fuzzy baseado em regras, cujos resultados comparados com uma base de dados histórica da organização, estão de acordo com as decisões esperadas pelos especialistas. O modelo comparado com os outros modelos de acordo com a revisão da literatura, se mostrou mais robusto, mais interpretável e menos dependente dos especialistas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record