Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, José Roberto Soares
dc.date.accessioned2019-01-28T11:33:57Z
dc.date.available2019-01-28T11:33:57Z
dc.date.issued2018-08-14
dc.identifier.citationRIBEIRO, José Roberto Soares. Estratégia de operações e gestão ambiental: estudo multi-casos em empresas industriais certificadas ISO-14001. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10867.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10867
dc.description.abstractThe aim of this doctoral thesis was to verify if the environment could be considered in the Operations Strategy (OS) as a new competitive priority of the Operations, together with Cost, Delivery, Flexibility and Quality. For this, it was analyzed how the Environmental Management (EM) and the OS are related in ISO-14001 certified industrial companies. Data were collected through bibliographic research, semi-structured interviews, systematic observations and documentary consultation. It was a research with a qualitative approach using the case study technique in the companies Natura Cosméticos S/A, Tilibra Produtos de Papelaria Ltda. and companies X and Y. The results pointed out that the environment can be considered in the OS a new competitive priority of Operations, thus constituting a factor of competitive differentiation, but in conjunction with Innovation and Sustainability or Triple Bottom Line. EM, on the other hand, constitutes an infra-structural decision area of the OS, being able to base the Competitive Strategies (CS) of differentiation or of low cost. That is, the company can work the environment as a factor of competitive differentiation or only of qualification next to the consumer market, being able to extrapolate the objective of complying with the legislation or corporate guidelines. In any case, the environment may be in the Mission, Vision and Values of the company and its OS, having the potential for competitive differentiation, for to leverage of the company in your market, also for to reduce cost through continuous improvement projects involving consumptions of imputs, such water and energy.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEstratégia de Operaçõespor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectTriple Bottom Linepor
dc.subjectEstratégia Competitivapor
dc.subjectOperations strategyeng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectTriple Bottom Lineeng
dc.subjectCompetitive strategyeng
dc.titleEstratégia de operações e gestão ambiental: estudo multi-casos em empresas industriais certificadas ISO-14001por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Torkomian, Ana Lúcia Vitale
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2321084184622795por
dc.contributor.advisor-co1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.description.resumoO objetivo geral desta tese de doutorado foi verificar se o ambiente pode ser considerado na Estratégia de Operações (EO) como uma nova prioridade competitiva das Operações, conjuntamente com Custo, Entrega, Flexibilidade e Qualidade. Para isto analisou-se como a Gestão Ambiental (GA) e a EO se relacionam em empresas industriais certificadas ISO-14001. Os dados foram levantados através de pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas, observações sistemáticas e consulta documental. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa utilizando a técnica de estudo de caso nas empresas Natura Cosméticos S/A, Tilibra Produtos de Papelaria Ltda. e Empresas X e Y. Os resultados apontaram que o ambiente pode ser considerado na EO uma nova prioridade competitiva das Operações, desta forma constituindo em fator de diferenciação competitiva, porém em conjunção com a Inovação e a Sustentabilidade (Triple Bottom Line). A GA, por sua vez, constitui-se em uma área de decisão infra estrutural da EO, podendo embasar as Estratégias Competitivas de Diferenciação ou de Baixo Custo. Ou seja, a empresa poderá trabalhar o ambiente como um fator de diferenciação competitiva ou somente de qualificação junto ao mercado consumidor, podendo extrapolar o objetivo de atender a legislação ou diretrizes corporativas. De qualquer forma, o ambiente poderá estar na Missão, Visão e Valores da empresa e na sua EO, tendo potencial para a diferenciação competitiva, para alavancar a empresa em seu mercado, e também para a redução de custos através de projetos de melhoria contínua envolvendo consumos de insumos, tais como água e energia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1770447254018648por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record