Show simple item record

dc.creatorSilveira, Márcio dos Reis da
dc.date.accessioned2019-02-27T18:28:23Z
dc.date.available2019-02-27T18:28:23Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11040
dc.description.abstractThis work proposes to educators (specific or related areas) explanatory scripts, how to make and use the experiments in an educational way, about the topics: Photoelectric Effect and Atomic Spectrum, to serve as support and unifying theory with practice. It exposes the experience of the educator, who is experiencing the problems such as evasion, disinterest, demotivation and other aggravating circumstances, which are related to the low levels of student’s participation in physics and chemistry classes, at elementary, high school and higher education with the practice of experimentation, after the theoretical content is exposed. It is shown that, in the National Curricular Proposals of these disciplines, the topics that mainly address the basic concepts pertinent to quantum mechanics are not emphasized. In this way, and through experimental activities with an approach in science, technology, society and environment, it seeks improvement in learning about the fundamental questions of the discipline, encouragement and motivation of students to participate and to teamwork. The research points out as support, this perspective of offering encouragement and motivation, the deepening of the knowledge of students in the areas of physics and chemistry, also seeking to stimulate the educator to diversify their practical classes. The work discusses the construction of experiments with alternative, recycled and low-cost materials, the suggestion of models of experiments, followed by explanatory script for its accomplishment and questionnaire, possibly the most important part of this educational study, which allows the educator to direct the experiments in a didactic and scientific manner simultaneously. The theoretical explanations, applied in a practical way in this context, awaken the interest and expectations in the students and make them understand better how the processes and physical and chemical phenomena occur through experiences performed in different levels of education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectExperimentospor
dc.subjectMecânica quânticapor
dc.subjectEspectro atômicopor
dc.subjectEfeito fotoelétricopor
dc.subjectExperimentseng
dc.subjectQuantum mechanicseng
dc.subjectAtomic spectrumeng
dc.subjectPhotoelectric effecteng
dc.titleExperimentos didáticos para o ensino de estrutura atômica: motivação para o aprendizado no ensino de químicapor
dc.title.alternativeEducational experiments for the teaching of atomic structure: motivation for learning chemistry teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1López-Castillo, Alejandro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2599181118729458por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2878979859484873por
dc.description.resumoEste trabalho propõe aos docentes (específicos ou de áreas afíns) roteiros explicativos, de como confeccionar e utilizar os experimentos de forma didática, sobre os Tópicos: Efeito Fotoelétrico e Espectro atômico, para servirem de apoio e unir a teoria com a prática. Expõe-se a experiência do professor, que ao se deparar com as problemáticas como evasão, desinteresse, desmotivação e outros agravantes, que estão relacionados com os baixos níveis de participação dos estudantes, nos níveis, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior nas aulas de Física e Química, com a prática de experimentação, após o conteúdo teórico ser exposto. Salienta-se que, nas Propostas Curriculares Nacionais dessas disciplinas, não são enfatizados os tópicos que abordam principalmente os conceitos básicos pertinentes a Mecânica Quântica. Desta maneira, e por meio das atividades experimentais com abordagem em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, se busca aperfeiçoar o aprendizado sobre as questões fundamentais da disciplina, para incentivar e motivar os estudantes a participação e o trabalho em equipe. Diante dessa perspectiva de oferecer incentivo e motivação, a pesquisa aponta como apoio, o aprofundamento dos conhecimentos dos discentes nas áreas de Física e Química, procurando também estimular o professor a diversificar suas aulas práticas. O trabalho aborda a construção de experimentos com materiais alternativos, reciclados e de baixo custo, a sugestão de modelos de experimentos, seguido de roteiro explicativo para sua realização e questionário, possivelmente a parte mais importante deste estudo didático, que permitira o docente dirigir os experimentos de maneira didática e científica simultaneamente. As explicações teóricas, aplicadas de forma prática nesse contexto, despertam o interesse e expectativas nos estudantes e faz com que esses possam entender melhor como ocorre os processos e fenômenos físicos e químicos através de experiências realizadas nos diferentes níveis de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Química (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record