Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilveira, Miguel Luiz da
dc.date.accessioned2019-05-03T20:19:11Z
dc.date.available2019-05-03T20:19:11Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.citationSILVEIRA, Miguel Luiz da. A música como linguagem no processo de alfabetização científica nas aulas de química. 2019. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11367.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11367
dc.description.abstractAmong the sciences, chemistry stands out due to the various possibilities of addressing each topic, starting from a simple observation of an experiment or from the reading of nature itself, emerging the questions and the necessary intricacy for the production of scientific knowledge. Something that difficults the chemistry teaching is the way it is practiced. Excessively transmitted, not in a full context, resulting in does not consider the comprehension and the experience of the student. This dissertation was oriented by the use of music as an instrument of work and language in the process of scientific literacy in chemistry classes, so that there was a greater interest of students in learning this discipline and, consequently, promoted an improvement in quality of teaching and learning through the playful surroundings. Currently, it would be easier to list the environments where the music is not present. The modern smartphones are a potential educational tool in the teaching and learning processes when they have their teacher-oriented use. The use of active methodologies, where the student is the protagonist and the producer of his own knowledge, it confers a new dynamic to the process, always guided by the mediator-teacher, who also ends up assuming the role of an oriented-researcher of the educational process. The present work developed an educational sequence to teach the content of electrochemistry, using a playful methodology, with songs and/or parodies, accompanied by intricacy and contextualization considering the experiences of students. In sequence, the groups of students according to their musical preference produced unpublished music and/or musical parodies as products of this work, involving the key concepts of the electrochemical contents that were worked in the classroom, evidencing the process of scientific literacy according to Chassot and Miller.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEletroquímicapor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectElectrochemistryeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectMusiceng
dc.titleA música como linguagem no processo de alfabetização científica nas aulas de químicapor
dc.title.alternativeMusic in chemistry class treated as language at the process of scientific literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lupetti, Karina Omuro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198051111079064por
dc.description.resumoEntre as ciências, a Química destaca-se devido às várias possibilidades de se abordar cada tópico, partindo de uma simples observação, de um experimento ou da leitura da própria natureza, surgindo os questionamentos e a problematização necessária para a produção de conhecimento científico. O que dificulta o ensino de química, muitas vezes, é a forma como é praticado, excessivamente transmissivo, não problematizado e descontextualizado, não considerando a compreensão e a vivência do aluno. Essa dissertação buscou a utilização da música como instrumento de trabalho e linguagem no processo de alfabetização científica nas aulas de química, de modo que houve maior interesse dos alunos em aprender esta disciplina e, consequentemente, promoveu-se uma melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem através do ambiente lúdico. Atualmente, seria mais fácil elencar os ambientes nos quais a música não está presente. Os celulares, cada vez mais modernos, são uma ferramenta didática potencial no processo de ensino e aprendizagem, quando têm o seu uso orientado pelo professor. A utilização de metodologias ativas, em que o aluno é o protagonista e o produtor do seu próprio conhecimento, confere uma nova dinâmica ao processo, sempre orientado pelo professor-mediador, que também acaba assumindo o papel de pesquisador-orientador do processo pedagógico. O presente trabalho desenvolveu uma sequência didática para ensinar o conteúdo de Eletroquímica, utilizando uma metodologia lúdica, com músicas e/ou paródias autorais, acompanhadas de problematizações e contextualizações, considerando as vivências dos alunos. Em seguida, os grupos de alunos, de acordo com as suas preferências musicais, produziram músicas inéditas e/ou paródias musicais como produtos desse trabalho, envolvendo os conceitos-chave dos conteúdos de eletroquímica que foram trabalhados em sala de aula, evidenciando o processo de alfabetização científica segundo CHASSOT e MILLER.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6879829104120438por


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem