Show simple item record

dc.contributor.authorCardoso, Ronney Teixeira
dc.date.accessioned2019-08-12T13:23:33Z
dc.date.available2019-08-12T13:23:33Z
dc.date.issued2019-05-24
dc.identifier.citationCARDOSO, Ronney Teixeira. Análise da percepção do grau de importância e implantação dos elementos do Quick Response Manufacturing em uma empresa do setor de cosméticos: um estudo exploratório. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11696.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11696
dc.description.abstractThe Quick Response Manufacturing (QRM) is an alternative management approach to Lean Manufacturing, which aims to achieve lead time reduction in environments with a high variety of products. The objective of the present research is to evaluate the degree of knowledge and application of QRM in a company of the cosmetics sector and, from this, to propose improvement actions so that companies can better prepare to introduce QRM in their business. Basically the proposal followed the basic steps of a QRM project, reaching the conclusion that the long lead time in the studied sector of the company is caused by four main causes: (I) high demand for orders that are not being served within a lead time four weeks; (Ii) lack of adequate processes in the project sector; (III) delay in the arrival of machinery; and (IV) difficulty in implementing the QRM mentality in departments such as Purchasing and Finance. It was possible to conclude from this that managing the changes in the QRM implementation process is a fundamental factor in order to take advantage of the benefits brought by this approach, making it important for companies to invest in QRM training and dissemination and awareness of employees, suppliers and customers about this approach, since the research made it clear that employees understand the importance of lead time, but need support, training, direction and integrated vision that must be provided by top management.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectTrabalho em equipepor
dc.subjectCosméticopor
dc.subjectMentalidadepor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectQuestionário QRMpor
dc.subjectFoco em pessoaspor
dc.subjectFocus on peopleeng
dc.subjectMindseteng
dc.subjectTeam workeng
dc.subjectQRM questionnaireeng
dc.titleAnálise da percepção do grau de importância e implantação dos elementos do Quick Response Manufacturing em uma empresa do setor de cosméticos: um estudo exploratóriopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Godinho Filho, Moacir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136685270563354por
dc.description.resumoO Quick Response Manufacturing (QRM) é uma abordagem de gestão alternativa à Manufatura Enxuta, que objetiva alcançar a redução do lead time em ambientes com alta variedade de produtos. O objetivo da presente pesquisa é avaliar o grau de conhecimento e aplicação do QRM em uma empresa do setor de cosméticos e, a partir disso, propor ações de melhoria para que as empresas possam melhor se preparar para introduzir o QRM em seu negócio. Basicamente a proposta seguiu os passos básicos de um projeto QRM, chegando à conclusão de que o longo lead time no setor estudado da empresa é ocasionado por quatro principais causas: (I) alta demanda de pedidos que não estão sendo atendidos dentro de um lead time de quatro semanas; (II) falta de processos adequados no setor de projetos; (III) demora na chegada de maquinários; e (IV) dificuldade de implementar a mentalidade do QRM em departamentos como Compras e Finanças. Foi possível concluir a partir disso, que gerenciar as mudanças no processo de implementação do QRM é fator fundamental para que se possa usufruir de fato dos benefícios trazidos por essa abordagem, fazendo-se importante que as empresas invistam em treinamentos sobre QRM e na disseminação e conscientização dos colaboradores, fornecedores e clientes sobre a referida abordagem, já que a pesquisa deixou claro que os colaboradores entendem a importância do lead time, porém precisam de apoio, treinamento, direcionamento e visão integrada que deve ser fornecida pela alta gerência.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record