dc.contributor.author | Carvalho, Camila Umbelino | |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:18:31Z | |
dc.date.available | 2019-08-14T18:18:31Z | |
dc.date.issued | 2019-05-30 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Camila Umbelino. Transporte e exclusão social: um estudo de caso nas áreas rurais e periurbanas da cidade de Itirapina – SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11730. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11730 | |
dc.description.abstract | Spatial characteristics are related to the level of mobility and accessibility of people inserted in a
given society. In low-density areas, transport faces more specific challenges such as urban
sprawling, long-distance travel, and sometimes a precarious road system. These challenges, when
associated with some socioeconomic profiles, may create transport disadvantage and inhibition of
access to vital activities, and in some cases risk of exclusion. Given that, the main topic of this
work is focused on groups of transport disadvantage residents of low-density areas, mainly rural
and peri-urban areas. It was also performed analysis in the way socioeconomic profiles affect
transport disadvantage and may relate to social exclusion. Data were collected by a survey
applied to 75 residents of rural and peri-urban regions of the city of Itirapina, São Paulo, Brazil.
Statistical analyses were performed in SPSS IBM. Results indicate that women, the elderly,
students, low-income individuals, lower members in the family structure, unemployed,
individuals without driver’s license or automobiles are more susceptible to transport
disadvantage. It can be highlighted that individuals without a driver's license present more
differences related to transport disadvantage when compared with those with a driver's license.
Regarding travel characterization, transport disadvantage individuals present different behavior
of trips. They usually present fewer alternatives for their commute regarding transport mode.
Also, the ones in transport disadvantage situation tended to perform their commute more often in
times in which Transports for Rural Schools were available. This tendency evidenced a higher
dependency on this mode of transport. Lastly, it was found a relationship between transport
disadvantage and dimensions of social exclusion. After all, this research can benefit the studied
area in terms of formulation of transport guidelines and promotion of social inclusion to residents
most affected by transport disadvantage. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Desfavorecidos de transporte | por |
dc.subject | Exclusão social | por |
dc.subject | Áreas rurais e periurbanas | por |
dc.subject | Comportamento de viagens | por |
dc.subject | Transport disadvantage | eng |
dc.subject | Social exclusion | eng |
dc.subject | Rural and peri-urban areas | eng |
dc.subject | Travel behavior | eng |
dc.title | Transporte e exclusão social: um estudo de caso nas áreas rurais e periurbanas da cidade de Itirapina – SP | por |
dc.title.alternative | Transport and social exclusion: a case study of the rural and peri-urban areas of Itirapina - São Paulo | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sanches, Suely da Penha | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3857424839674606 | por |
dc.description.resumo | As características espaciais estão relacionadas com o nível de mobilidade e de acessibilidade dos
indivíduos na sociedade em que estão inseridos. Em áreas de baixa densidade, o transporte
apresenta desafios mais específicos como a dispersão espacial e viagens de longa distância. Tais
características, quando associadas aos perfis socioeconômicos dos moradores, podem torna-los
desfavorecidos no transporte e inibir o acesso a atividades vitais, sujeitando-os em alguns casos
ao risco de exclusão. Nesta discussão, o objetivo principal desta pesquisa foi identificar os grupos
desfavorecidos de transporte em áreas de baixa densidade, sobretudo rurais e urbanas afastadas.
Também, buscou-se analisar como os perfis socioeconômicos se comportam perante doze
desvantagens no transporte e a relação dos mesmos com a exclusão social. Em termos
metodológicos, utilizou-se um questionário como instrumento de pesquisa, no qual foi aplicado a
75 moradores nos setores censitários rurais e periubanos do município de Itirapina – São Paulo.
As análises dos dados foram realizadas com o auxílio do software estatístico SPSS IBM. Como
resultado, os grupos socioeconômicos mais propensos a serem desfavorecidos de transporte na
região foram as mulheres, idosos, estudantes, indivíduos de baixa renda, a baixa colocação na
estrutura familiar, sem emprego, sem CNH e sem posse veicular como aqueles. Destaca-se que os
indivíduos sem habilitação para conduzir veículos são aqueles que apresentaram um maior
número de diferenças quanto aos problemas de transporte, quando comparados com os que
possuíam CNH. No que tange a caracterização de viagens, observou-se que os indivíduos
desfavorecidos de transporte se comportam de modo diferente aos demais, sobretudo no que se
refere a menor variedade de modos de transporte utilizados nos deslocamentos. Também, os
desfavorecidos se deslocaram mais no horário de circulação dos Transporte Escolares Rurais,
evidenciando uma dependência deste modo. Por fim, constatou-se a existência da relação entre os
desfavorecidos de transporte e as dimensões de exclusão social. A elaboração desta pesquisa
pode trazer benefícios a área, servindo como base para a elaboração de diretrizes de planejamento
de transporte e promovendo a inclusão social a população mais afetada em termos de transporte. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEU | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7049053880288745 | por |