Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Aline
dc.date.accessioned2019-11-22T18:35:21Z
dc.date.available2019-11-22T18:35:21Z
dc.date.issued2019-04-23
dc.identifier.citationCOSTA, Aline. Mulheres negras na universidade: trajetórias de vida e dimensão ocupacional do racismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12070.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12070
dc.description.abstractJustification of the study. Racism can be defined as a system that operates in society and causes avoidable and unfair inequalities in relation to resources, skills and opportunities, to certain groups. This research intended to understand, even with all the difficulties imposed by racial inequalities, such as students black women have joined and stayed at university. Number of participants. The study participated, 3 students from the Federal University of São Carlos, located inside the city of São Paulo- SP, to contemplate the different moments of education, 3 students who declared themselves as representing 3 different moments (undergraduate, master's and doctorate). Collection procedure. Data production was performed using Body Maps a qualitative and intersectional method based on art. Method of analysis of Results. The analyses of the results of this research were performed through analysis based on the technique developed by Braun and Clarke. Main results. The results showed that the motivations they brought and maintain each of these students in the academic space, goes through family, social and political issues. They present several obstacles to their training process, such as coping with the racial prejudice, economic difficulties and the subjectivity of the construction of the his blackness in this space. Final considerations. The research showed the different trajectories of women historically excluded from the formal spaces of knowledge, using a contemporary research methodology and able to make this record in a way that artistic, collaborative and respectful to these stories.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCismo institucionalpor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectMulheres afro-americanaspor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectMapa corporal narradopor
dc.subjectMetodologias visuaispor
dc.titleMulheres negras na universidade: trajetórias de vida e dimensão ocupacional do racismopor
dc.title.alternativeBlack women in the university: life trajectories and occupational dimension of racismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Lilian Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695787131933459por
dc.description.resumoJustificativa do estudo. O racismo pode ser definido como um sistema que opera dentro da sociedade e causa desigualdades evitáveis e injustas, em relação a recursos, capacidades e oportunidades, a determinados grupos. Esta pesquisa pretendeu entender, mesmo com todas as dificuldades impostas pelas desigualdades raciais, como estudantes negras tem ingressado e permanecido na universidade. Número de participantes. Participaram do estudo, 3 estudantes da Universidade Federal de São Carlos, localizada no interior da cidade de São Paulo- SP, para contemplar os diferentes momentos da formação acadêmica, foram selecionadas 3 estudantes que se autodeclararam como negras, representando 3 diferentes momentos (graduação, mestrado e doutorado). Procedimento de coleta. A produção dos dados foi realizada por meio de Mapas Corporais narrados, um método qualitativo e interseccional baseado em arte. Método de análise dos resultados. As análises dos resultados desta pesquisa foram realizadas por meio de análise temática, com base na técnica desenvolvida por Braun e Clarke. Principais resultados. Os resultados mostraram que as motivações que trouxeram e mantem cada uma dessas estudantes no espaço acadêmico, passa por questões familiares, sociais e políticas. Elas apresentam diversos obstáculos do seu processo de formação, como o enfrentamento do preconceito racial, as dificuldades econômicas e a própria subjetividade da construção da sua negritude nesse espaço. Considerações finais. A pesquisa evidenciou as diferentes trajetórias de mulheres historicamente excluídas dos espaços formais do saber, utilizando- se de uma metodologia de pesquisa contemporânea e capaz de fazer esse registro de forma artística, colaborativa e respeitosa a essas histórias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4349858471853519por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil