Show simple item record

dc.creatorGama, Thamires Valadão
dc.date.accessioned2020-02-12T16:49:52Z
dc.date.available2020-02-12T16:49:52Z
dc.date.issued2019-02-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12240
dc.description.abstractIn contemporary society, products of science significantly affect people´s decisions, making critical thinking a valuable skill to be developed. Among the methodologies which can encourage critical thinking, there is one that is based on using case studies in teaching environments. Moreover, they are understood as narratives that carry an educational message. The aim of this work is to investigate the contribution of an experiment carried out in regular Science classes to develop students´ critical thinking in which a case study was used as the basis for following a jigsaw procedure, as a cooperative learning strategy. Therefore, critical thinking indicators were determined during the initial and final stages of the didactic activity, which was conducted during the case study called "The Clumsy Baker" by five groups of students. The data analysis shows that an improvement in the critical thinking indicators occurred in all the groups, particularly for indicators: "Association of Ideas" and "Critical Assessment". Furthermore, the students´ perceptions concerning the activity showed they accepted it well. In view of the above, it was concluded that using case studies, as well as cooperative activities, mainly those based on the jigsaw format, favors the development of critical thinking, and is therefore appropriate for the context of teaching science at Middle School. Key-words: Case studies; Jigsaw; Critical Thinking; Science; Middle School.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEstudos de casopor
dc.subjectJigsawpor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectEnsino fundamental IIpor
dc.subjectCase studieseng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectMiddle Schooleng
dc.titleEstudo de caso em aulas de ciências: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básicapor
dc.title.alternativeA case study in science classes: contributions to develop critical thinking in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Queiroz, Salete Linhares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925870606416937por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119719288387600por
dc.description.resumoNa sociedade contemporânea, os produtos da Ciência influenciam de forma substancial as decisões dos cidadãos, fazendo com que o pensamento crítico se apresente como uma habilidade valiosa a ser desenvolvida. Dentre as metodologias capazes de fomentar a promoção do pensamento crítico está a que se pauta na aplicação de estudos de caso em ambientes de ensino, sendo estes entendidos como narrativas que contêm uma mensagem educacional. O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição de uma experiência construída em aulas regulares de Ciências para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, na qual foi feito uso de um estudo de caso como base para a realização de um jigsaw, estratégia cooperativa de aprendizagem. Para tanto, indicadores de pensamento crítico foram determinados na etapa inicial e final da atividade didática, conduzida durante o estudo do caso denominado “O Padeiro Atrapalhado” por parte de cinco grupos de alunos. A análise dos dados mostra que ocorreu melhoria nos indicadores de pensamento crítico de todos os grupos, com destaque para os indicadores “Associação de Ideias” e “Avaliação Crítica”. Ademais, as percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade. Tendo em vista o exposto, foi possível concluir que a adoção de estudos de caso, aliada a atividades cooperativas, especialmente aquelas no formato jigsaw, favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, sendo adequada ao contexto do ensino básico de Ciências.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Química (Mestrado Profissional)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil