dc.contributor.author | Peruchi, Paulo Renato | |
dc.date.accessioned | 2020-03-30T11:45:14Z | |
dc.date.available | 2020-03-30T11:45:14Z | |
dc.date.issued | 2020-02-14 | |
dc.identifier.citation | PERUCHI, Paulo Renato. A infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil e as trilhas da financeirização. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12370. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12370 | |
dc.description.abstract | The present work has as main objective to understand how changes in the investment model in road transport infrastructure, implemented since the 1990s, impacted organizations working in the sector. For this purpose, a historical analysis was made and the trajectory of the road infrastructure sector was studied, in order to understand the changes in the investment model, and the resulting organizational impacts. The change in the investment model reflects the decrease in State participation and the use of highway concessions and public private partnerships (PPPs) as an alternative. Theoretical support for the analyzes was provided by elements of economic sociology, which provided an interdisciplinary approach and added new elements to the study, in opposition to the traditional approaches of a purely economic nature carried out until then. The analyzes carried out indicate that organizations responded to changes in the investment model through the incorporation of elements of the financial logic to direct their activities, and changes in their structures, facts that contributed to activities that are not necessarily related to the productive sphere gain relevance and help build a new way of “thinking” the sector, marked by its movement towards financialization, impacting organizations, and interactions between organizations, the State and markets. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Financeirização | por |
dc.subject | Lógica financeira | por |
dc.subject | Infraestrutura de transportes rodoviários | por |
dc.subject | Sociologia econômica | por |
dc.subject | Estudos organizacionais | por |
dc.subject | Financialization | eng |
dc.subject | Financial logic | eng |
dc.subject | Road transport infrastructure | eng |
dc.subject | Economic sociology | eng |
dc.subject | Organizational studies | eng |
dc.title | A infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil e as trilhas da financeirização | por |
dc.title.alternative | Road transport infrastructure in Brazil and the financialization trails | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sacomano Neto, Mário | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0000793038362058 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Donadone, Julio Cesar | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7643906508178259 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal entender como alterações no modelo de investimentos em infraestrutura de transportes rodoviários, implementadas a partir da década de 1990, impactaram as organizações atuantes no setor. Para tanto foi realizado um recorte histórico e estudou-se a trajetória do setor de infraestrutura rodoviária, a fim de entender as mudanças no modelo de investimentos e os impactos organizacionais decorrentes. A mudança no modelo de investimentos reflete a diminuição da participação do Estado e a utilização de Concessões de rodovias e de Parcerias Público Privadas (PPP´s) como alternativa. O suporte teórico para as análises foi fornecido por elementos da sociologia econômica, os quais proporcionaram uma abordagem interdisciplinar e agregaram novos elementos ao estudo, em oposição as tradicionais abordagens de cunho meramente econômico realizadas até então. As análises realizadas indicam que as organizações responderam às mudanças no modelo de investimentos através da incorporação de elementos da lógica financeira, capazes de produzir novas estratégias e alterações em suas estruturas, fatos esses que contribuíram para que atividades não necessariamente relacionadas à esfera produtiva ganhassem relevância e auxiliassem a construção de uma nova forma de “ pensar” o setor, marcada pela movimentação em direção à financeirização, impactando não somente as organizações, mas também as interações entre organizações, Estado e mercados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6334718685107353 | por |