Show simple item record

dc.contributor.authorPeruchi, Paulo Renato
dc.date.accessioned2020-03-30T11:45:14Z
dc.date.available2020-03-30T11:45:14Z
dc.date.issued2020-02-14
dc.identifier.citationPERUCHI, Paulo Renato. A infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil e as trilhas da financeirização. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12370.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12370
dc.description.abstractThe present work has as main objective to understand how changes in the investment model in road transport infrastructure, implemented since the 1990s, impacted organizations working in the sector. For this purpose, a historical analysis was made and the trajectory of the road infrastructure sector was studied, in order to understand the changes in the investment model, and the resulting organizational impacts. The change in the investment model reflects the decrease in State participation and the use of highway concessions and public private partnerships (PPPs) as an alternative. Theoretical support for the analyzes was provided by elements of economic sociology, which provided an interdisciplinary approach and added new elements to the study, in opposition to the traditional approaches of a purely economic nature carried out until then. The analyzes carried out indicate that organizations responded to changes in the investment model through the incorporation of elements of the financial logic to direct their activities, and changes in their structures, facts that contributed to activities that are not necessarily related to the productive sphere gain relevance and help build a new way of “thinking” the sector, marked by its movement towards financialization, impacting organizations, and interactions between organizations, the State and markets.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFinanceirizaçãopor
dc.subjectLógica financeirapor
dc.subjectInfraestrutura de transportes rodoviáriospor
dc.subjectSociologia econômicapor
dc.subjectEstudos organizacionaispor
dc.subjectFinancializationeng
dc.subjectFinancial logiceng
dc.subjectRoad transport infrastructureeng
dc.subjectEconomic sociologyeng
dc.subjectOrganizational studieseng
dc.titleA infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil e as trilhas da financeirizaçãopor
dc.title.alternativeRoad transport infrastructure in Brazil and the financialization trailseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sacomano Neto, Mário
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0000793038362058por
dc.contributor.advisor-co1Donadone, Julio Cesar
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7643906508178259por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal entender como alterações no modelo de investimentos em infraestrutura de transportes rodoviários, implementadas a partir da década de 1990, impactaram as organizações atuantes no setor. Para tanto foi realizado um recorte histórico e estudou-se a trajetória do setor de infraestrutura rodoviária, a fim de entender as mudanças no modelo de investimentos e os impactos organizacionais decorrentes. A mudança no modelo de investimentos reflete a diminuição da participação do Estado e a utilização de Concessões de rodovias e de Parcerias Público Privadas (PPP´s) como alternativa. O suporte teórico para as análises foi fornecido por elementos da sociologia econômica, os quais proporcionaram uma abordagem interdisciplinar e agregaram novos elementos ao estudo, em oposição as tradicionais abordagens de cunho meramente econômico realizadas até então. As análises realizadas indicam que as organizações responderam às mudanças no modelo de investimentos através da incorporação de elementos da lógica financeira, capazes de produzir novas estratégias e alterações em suas estruturas, fatos esses que contribuíram para que atividades não necessariamente relacionadas à esfera produtiva ganhassem relevância e auxiliassem a construção de uma nova forma de “ pensar” o setor, marcada pela movimentação em direção à financeirização, impactando não somente as organizações, mas também as interações entre organizações, Estado e mercados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6334718685107353por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil