Show simple item record

dc.contributor.authorGrifoni, Tiago
dc.date.accessioned2020-06-18T16:22:09Z
dc.date.available2020-06-18T16:22:09Z
dc.date.issued2020-04-18
dc.identifier.citationGRIFONI, Tiago. Processos educativos emergentes de uma unidade didática com o Fútbol Callejero nas aulas de Educação Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12923.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12923
dc.description.abstractConsidering the emergence of Fútbol Callejero as a pratice of popular education, mainly in Latin American countries, the current study based on assumptions of an action research aims to analyze the educational processes related to attitudinal knowledge resulting from the application of a didactic unit with Fútbol Callejero in Physical Education classes in a 9th grade class from elementary school. The Callejera Methodology proposes the game in three playing times with teams, necessarily mixed, and there is a mediator to replace the referee. In the first half, the participants combine the rules of the game in accordance with the agreements established which are noted by the mediator. In the second, they dispute the match marked by these agreements under the watchful eye of the mediator. The third, also called mediation, the mediator conducts dialogue and reflections on the situations of the game and punctuates not only the goals, but the fulfillment of the three pillars (respect, solidarity and cooperation) suggested by the Methodology. From a methodological point of view, we carried out an action research and the instrument used for data collection was the class diary. The didactic unit was composed of 16 classes, distributed in eight double lessons held on Fridays during the months of March, April and May in which the following themes were developed: gender relations in sports, Fútbol Callejero, and its three pillars: youth protagonism, mediation in Fútbol Callejero ,and organization of a festival among the students using the Callejera Methodology. The methodological way defined to guide the research was the Systematization of Experiences. We recorded the conversation groups on films and eight class diaries were written, transcribing the experience accurately. Our data analysis inspired by the coding categories lead to three categories: A- “Girls can play at an equal level through Fútbol Callejero”; B- "They choose only the good players, only the best"; C- “ Nowadays, with the practice of Fútbol Callejero, they are more united without divisions and everyone has become friends”. Based on our analysis, we identified the practice of Fútbol Callejero as spaces of humanized relationships guided by dialogue promoting the practice of solidarity, empathy, cooperation, and respect, which makes a pedagogically successful strategy with attitudinal knowledge through sport in Physical Education classes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectMetodologia Callejerapor
dc.subjectFútbol Callejerospa
dc.subjectPhysical education at schooleng
dc.subjectCallejera methodologyeng
dc.titleProcessos educativos emergentes de uma unidade didática com o Fútbol Callejero nas aulas de Educação Físicapor
dc.title.alternativeEducational processes emerging from a didactic unit with Fútbol Callejero in Physical Education classeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Júnior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoConsiderando a emergência do Fútbol Callejero como prática da Educação Popular, em especial nos países da América Latina, o presente estudo (número do parecer consubstanciado: 3.245.111), tem por objetivo analisar os processos educativos relacionados aos saberes atitudinais decorrentes da aplicação de uma unidade didática com o Fútbol Callejero em aulas de Educação Física envolvendo uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia Callejera propõe o jogo disputado em três tempos com equipes necessariamente mistas e conta com o mediador em substituição ao árbitro. No 1º Tempo, os participantes combinam as regras do jogo, com os acordos sendo anotados pelo mediador. No 2º Tempo, disputam a partida balizada por esses acordos, sob o olhar atento do mediador. No 3º Tempo, também chamado de mediação, o mediador conduz o diálogo e as reflexões sobre as situações do jogo e pontua não somente os gols, mas o cumprimento dos três pilares (Respeito, Solidariedade e Cooperação), preconizados pela metodologia. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa-ação instrumentalizada por uma coleta de dados pelos diários de aula. A unidade didática foi composta de 16 aulas distribuídas em oito encontros de aulas duplas ocorridas às sextas-feiras, compreendendo os meses de março a maio nos quais foram desenvolvidos os seguintes temas: relações de gênero nos esportes, Fútbol Callejero e seus três pilares, protagonismo juvenil, mediação no Fútbol Callejero e organização de um festival entre a turma utilizando a Metodologia Callejera. O caminho metodológico definido para orientar a pesquisa foi a Sistematização de Experiências. Registramos por meio de filmagens as rodas de conversa e foram confeccionados oito diários de aula, transcrevendo fielmente a experiência. Em nossa análise de dados inspirada pelas categorias de codificação, emergiram três categorias: A- “Com o Fútbol Callejero as meninas podem jogar de igual para igual”; B- “Eles escolhem só os bons, só os caras”; C- “Com a prática do Fútbol Callejero, hoje todos estão mais unidos, não tem mais divisão, todos ficaram amigos”. Com base em nossas análises, identificamos que a prática do Fútbol Callejero pode propiciar espaços de relações humanizadas pautadas pelo diálogo, promovendo o exercício da solidariedade, empatia, cooperação e do respeito, se constituindo em uma estratégia eficaz para tratar pedagogicamente os saberes atitudinais através do esporte nas aulas de Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9039636076571912por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil