Show simple item record

dc.contributor.authorVidotti, Pedro Henrique Carbone
dc.date.accessioned2020-06-18T16:57:51Z
dc.date.available2020-06-18T16:57:51Z
dc.date.issued2020-04-24
dc.identifier.citationVIDOTTI, Pedro Henrique Carbone. A educação física e as dimensões do conhecimento na BNCC: um estudo a partir dos planos do ensino dos professores de uma rede municipal de ensino. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12925.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12925
dc.description.abstractThe National Common Curricular Base (BNCC) approved in 2017 aims to promote changes in the curricula of the education system and schools in the country, stimulating the development of essential learning. Besides that, in the Physical Education discipline, one of the novelties is the inclusion of the eight dimensions of knowledge: Experimentation, Use and Appropriation, Fruition, Reflection on Action, Construction of Values, Analysis, Understanding, and Community Protagonism. Therefore, the purposes of this research are: a) to build an understanding of the Dimensions of Knowledge; b) to identify how they are already approached by teachers and c) to analyze and propose, together with teachers, what are the pedagogical possibilities of this concept. The research has a qualitative approach with interpretive description characteristics, employing documentary research and rounds of conversation as the data collection technique. The National Common Curricular Base and 17 didactic sequences from 8th and 9th grades designed by Physical Education teachers from a municipal education system were analysed. The round of conversations was composed of 32 teachers and the coordinator of the discipline of the education system. The information collected was classified into two categories, namely: Dimensions of Knowledge, at which each group of knowledge was prominently discussed, and Echoes, that sought to identify and interpret the participants' positions regarding the implementation of the base and the Dimensions of Knowledge. In the 17 didactic sequences analysed, were found 97 learning expectations that indicate the Construction of Values, Analysis and Understanding, and the moderation concerning Use and Appropriation, Fruition and Community Protagonism. At the National Common Curricular Base, in the 21 skills described for the 8th and 9th grades, there was a more eminent balance between the dimensions and the thematic units. We considered that the Dimensions of Knowledge are concrete possibilities to know, practice, appreciate, democratize access, develop values and understand the operation and the social aspects of bodily practices; therefore, are didactic tools for the discipline teachers to build their pedagogical proposals.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectDimensões do conhecimentopor
dc.subjectScholar physical educationeng
dc.subjectDimensions of knowledgeeng
dc.titleA educação física e as dimensões do conhecimento na BNCC: um estudo a partir dos planos do ensino dos professores de uma rede municipal de ensinopor
dc.title.alternativeThe physical education and the dimensions of knowledge: a study from the teaching plans of a education municipal networkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ramos, Glauco Nunes Souto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0134679842280022por
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular aprovada no ano 2017 tem como objetivo promover modificações nos currículos das redes de ensino e escolas do país, estimulando o desenvolvimento de aprendizagens essenciais. Além disso, para a disciplina de Educação Física, uma das novidades é a inclusão das oito Dimensões do Conhecimento: Experimentação, Uso e Apropriação, Fruição, Reflexão Sobre a Ação, Construção de Valores, Análise, Compreensão, e Protagonismo Comunitário. Assim, os objetivos desta pesquisa são: a) construir um entendimento sobre as DC; b) identificar como já são abordadas pelos docentes e c) analisar e propor, em conjunto com os professores, possibilidades pedagógicas para as DC. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com característica descritivo-interpretativa. Utilizamos a pesquisa documental e a roda de conversa como técnicas de coleta de dados, sendo analisadas a Base Nacional Comum Curricular e 17 sequências didáticas dos 8º e 9º anos criados pelos professores de Educação Física de uma rede de ensino municipal. Participaram da roda de conversa 32 professores e o coordenador da disciplina da rede de ensino. As informações coletadas foram classificadas em duas famílias de categorias: Dimensões do Conhecimento, na qual se discutiu de modo destacado cada grupo de conhecimentos, e Ecos, na qual se buscou identificar e interpretar posicionamentos dos participantes acerca da implementação da base e das Dimensões do Conhecimento. Nas 17 sequências didáticas analisadas, encontramos 97 expectativas de aprendizagem, que indicam a valorização da Construção de Valores, Análise e Compreensão e a moderação em relação ao Uso e Apropriação, Fruição e Protagonismo Comunitário. Na Base Nacional Comum Curricular, nas 21 habilidades descritas para os 8º e 9º anos, houve um maior equilíbrio em relação às dimensões e às unidades temáticas. Consideramos que as Dimensões do Conhecimento são possibilidades concretas de conhecer, praticar, apreciar, democratizar o acesso, desenvolver valores e compreender o funcionamento e os aspectos sociais das práticas corporais; são, assim, ferramentas didáticas para os professores da disciplina construírem suas propostas pedagógicas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3829917896340920por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil