dc.contributor.author | Ferreira, Pedro Henrique Severino | |
dc.date.accessioned | 2020-07-31T22:37:45Z | |
dc.date.available | 2020-07-31T22:37:45Z | |
dc.date.issued | 2020-05-18 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Pedro Henrique Severino. Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13107 | |
dc.description.abstract | A pedagogical strategy that has been increasingly used is the Flipped Classroom in which the student is in contact with basic information about the study content before the class, by a guide made available by the teacher in a Virtual Learning Platform. This way, time and space in school is enlarged to the practical comprehension activities and to the solving of problems and personalized understanding of the student. The Flipped Classroom was implemented as a methodology to the teaching of organic functions to 28 students in their second high school year at São Francisco School, in Passos/MG (Brazil), with the objective of understanding how the methodology contributes to the development of undertaking abilities in the teaching and learning process. This study has as a product a script of activities for the virtual platform using video classes that are available at YouTube and guides of practical presential activities. It was possible to observe that, at the end of the study, most students were more committed to the chemistry assignments and, as a result, they had an autonomous behavior in their teaching/learning process. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sala de aula invertida | por |
dc.subject | Empreender | por |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | por |
dc.subject | Flipped classroom | eng |
dc.subject | Undertake | eng |
dc.subject | Virtual learning platform | eng |
dc.title | Empreender e educar: a sala de aula invertida no ensino de funções orgânicas | por |
dc.title.alternative | Undertaking and educating: the flipped classroom in organic fuctions teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lupetti, Karina Omuro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5198051111079064 | por |
dc.description.resumo | Uma estratégia pedagógica que vem sendo adotada de forma crescente é a Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida, em que o aluno tem contato com a informação básica sobre o conteúdo de estudo antes da aula, por meio de um roteiro disponibilizado pelo professor em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim, amplia-se o tempo do espaço escolar para atividades práticas de compreensão e de resolução de problemas e para o atendimento personalizado do aluno. A Sala de Aula Invertida foi implementada como metodologia para o ensino de funções orgânicas para 28 estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio São Francisco em Passos/MG, com o objetivo de compreender como a metodologia contribui no desenvolvimento de habilidades empreendedoras no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho desenvolveu como produto roteiros de atividades para o ambiente virtual utilizando videoaulas disponíveis no Youtube e para as aulas presenciais. Pode-se observar que, ao fim deste trabalho, a maioria dos alunos estava mais engajada com os afazeres escolares de química, sendo assim, empreenderam uma postura mais autônoma diante do processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3779141102436947 | por |