dc.contributor.author | Munhoz, Raquel Fantinelli | |
dc.date.accessioned | 2020-08-19T18:59:11Z | |
dc.date.available | 2020-08-19T18:59:11Z | |
dc.date.issued | 2013-01 | |
dc.identifier.citation | MUNHOZ, Raquel Fantinelli. Futebol na escola: uma proposta além do jogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13170. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13170 | |
dc.description.abstract | The present study consists of an action research that aimed to
action to implement a program of classes on the socio-cultural aspects of football in a
9th grade of elementary school and as a research objective to reflect on the
results of this proposal. As instruments of data collection, diaries were used
and the focus group. In class the following socio-cultural themes were addressed: football
and politics; football, gender and work; football, gift and talent. The results found were
divided into three categories: football and society: reports and reflections on interventions;
student participation and resistance in relation to classes and themes; perceptions of
teacher-researcher about how to teach classes and also the classes that took place in the
study. The results indicate the importance of addressing socio-cultural themes from the perspective
external logic of sports in Physical Education classes, as students
manage to make a relation of the themes with the daily life, however, these students do not
showed interest in deepening the themes, showing a commitment only immediate
about what was discussed, already in relation to the participation and resistance of the students,
observe that the students participated in the discussions effectively and that they knew how to talk
on the themes, but within a system in which the “free classes” are already implemented, the
students indicated they prefer the “class” model that we present in our interventions.
Regarding the perceptions as a teacher-researcher regarding the classes, the
importance of systematic teacher intervention in the students' learning process,
as well as the approach of all dimensions of content in classes. Furthermore, in this
category it was possible to identify that there is a need to introduce students to Education
Physics as a curricular component and not just as a moment of leisure and rest. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física escolar; futebol; lógica externa; temas socioculturais | por |
dc.subject | Educação Física escolar; futebol; lógica externa; temas socioculturais | por |
dc.title | Futebol na escola: uma proposta além do jogo | por |
dc.title.alternative | Football at school: a proposal beyond the game | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza Júnior, Osmar Moreira de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176123942671062 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo consiste em uma pesquisa-ação que teve como objetivo de
ação implementar um programa de aulas sobre os aspectos socioculturais do futebol em uma
turma de 9º ano do Ensino Fundamental e como objetivo de pesquisa refletir sobre os
resultados desta proposta. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados os diários
de aula e o grupo focal. Nas aulas foram abordados os seguintes temas socioculturais: futebol
e política; futebol, gênero e trabalho; futebol, dom e talento. Os resultados encontrados foram
divididos em três categorias: futebol e sociedade: relatos e reflexões sobre as intervenções;
participação e resistência dos alunos em relação às aulas e aos temas; percepções da
professora-pesquisadora acerca de como lecionar aulas e também às aulas ocorridas no
estudo. Os resultados indicam a importância em se abordar temas socioculturais a partir da
lógica externa dos esportes nas aulas de Educação Física, na medida em que os alunos
conseguem fazer uma relação dos temas com a vida cotidiana, no entanto, estes alunos não
demonstraram interesse em se aprofundar nos temas, mostrando um empenho apenas imediato
sobre o que foi abordado, já com relação à participação e resistência dos alunos pode-se
observar que os alunos participaram das discussões de forma efetiva e que souberam discorrer
sobre os temas, mas dentro de um sistema no qual as “aulas livres” já estão implantados, os
alunos indicaram preferir o modelo de “aula” que apresentamos em nossas intervenções.
Sobre as percepções enquanto professora-pesquisadora a respeito das aulas destacou-se a
importância da intervenção sistemática do professor no processo de aprendizagem dos alunos,
bem como a abordagem de todas as dimensões de conteúdo nas aulas. Além disso, nesta
categoria foi possível identificar que há uma necessidade de apresentar aos alunos a Educação
Física como componente curricular e não apenas como um momento de lazer e descanso. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8523713645276625 | por |
dc.publisher.course | Educação Física - EFL | por |