Show simple item record

dc.contributor.authorMunhoz, Raquel Fantinelli
dc.date.accessioned2020-08-19T18:59:11Z
dc.date.available2020-08-19T18:59:11Z
dc.date.issued2013-01
dc.identifier.citationMUNHOZ, Raquel Fantinelli. Futebol na escola: uma proposta além do jogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13170.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13170
dc.description.abstractThe present study consists of an action research that aimed to action to implement a program of classes on the socio-cultural aspects of football in a 9th grade of elementary school and as a research objective to reflect on the results of this proposal. As instruments of data collection, diaries were used and the focus group. In class the following socio-cultural themes were addressed: football and politics; football, gender and work; football, gift and talent. The results found were divided into three categories: football and society: reports and reflections on interventions; student participation and resistance in relation to classes and themes; perceptions of teacher-researcher about how to teach classes and also the classes that took place in the study. The results indicate the importance of addressing socio-cultural themes from the perspective external logic of sports in Physical Education classes, as students manage to make a relation of the themes with the daily life, however, these students do not showed interest in deepening the themes, showing a commitment only immediate about what was discussed, already in relation to the participation and resistance of the students, observe that the students participated in the discussions effectively and that they knew how to talk on the themes, but within a system in which the “free classes” are already implemented, the students indicated they prefer the “class” model that we present in our interventions. Regarding the perceptions as a teacher-researcher regarding the classes, the importance of systematic teacher intervention in the students' learning process, as well as the approach of all dimensions of content in classes. Furthermore, in this category it was possible to identify that there is a need to introduce students to Education Physics as a curricular component and not just as a moment of leisure and rest.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física escolar; futebol; lógica externa; temas socioculturaispor
dc.subjectEducação Física escolar; futebol; lógica externa; temas socioculturaispor
dc.titleFutebol na escola: uma proposta além do jogopor
dc.title.alternativeFootball at school: a proposal beyond the gameeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza Júnior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoO presente estudo consiste em uma pesquisa-ação que teve como objetivo de ação implementar um programa de aulas sobre os aspectos socioculturais do futebol em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e como objetivo de pesquisa refletir sobre os resultados desta proposta. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados os diários de aula e o grupo focal. Nas aulas foram abordados os seguintes temas socioculturais: futebol e política; futebol, gênero e trabalho; futebol, dom e talento. Os resultados encontrados foram divididos em três categorias: futebol e sociedade: relatos e reflexões sobre as intervenções; participação e resistência dos alunos em relação às aulas e aos temas; percepções da professora-pesquisadora acerca de como lecionar aulas e também às aulas ocorridas no estudo. Os resultados indicam a importância em se abordar temas socioculturais a partir da lógica externa dos esportes nas aulas de Educação Física, na medida em que os alunos conseguem fazer uma relação dos temas com a vida cotidiana, no entanto, estes alunos não demonstraram interesse em se aprofundar nos temas, mostrando um empenho apenas imediato sobre o que foi abordado, já com relação à participação e resistência dos alunos pode-se observar que os alunos participaram das discussões de forma efetiva e que souberam discorrer sobre os temas, mas dentro de um sistema no qual as “aulas livres” já estão implantados, os alunos indicaram preferir o modelo de “aula” que apresentamos em nossas intervenções. Sobre as percepções enquanto professora-pesquisadora a respeito das aulas destacou-se a importância da intervenção sistemática do professor no processo de aprendizagem dos alunos, bem como a abordagem de todas as dimensões de conteúdo nas aulas. Além disso, nesta categoria foi possível identificar que há uma necessidade de apresentar aos alunos a Educação Física como componente curricular e não apenas como um momento de lazer e descanso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8523713645276625por
dc.publisher.courseEducação Física - EFLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil