Show simple item record

dc.contributor.authorFernandes Neto, Larissa Soares
dc.date.accessioned2020-09-14T22:28:18Z
dc.date.available2020-09-14T22:28:18Z
dc.date.issued2020-09-02
dc.identifier.citationFERNANDES NETO, Larissa Soares. Análise da alfabetização científica no ensino de fitoterápicos por meio de uma sequência didática. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13242.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13242
dc.description.abstractThe use of herbal medicines as a form of treatment or complement to health care is a practice that is quite present in the world population. In Brazil, the difficult access of people to health services, the high cost of industrialized medicines and the idea of using natural products that are less harmful, contribute to the growing demand for herbal medicines. However, caution is necessary, as medicinal plants have chemical substances that can cause unexpected reactions and drug interactions, which implies information and care with their administration. As they are over-the-counter products, they are subject to self-medication and pharmaceutical guidance, and it is necessary updated scientific information about their safety and effectiveness by professionals. This project have aimed to promote scientific literacy involving herbal medicines and their concepts. With the application of a planned and selected didactic sequence with varied resources, such as expository and dialogued classes, experimental, text discussion and research, for students of the technical course of pharmacy at ETEC Francisco Garcia in Mococa/SP. Data collection was performed using observational and participatory methodology, and the analysis of the research was carried out based on qualitative analysis. The students have shown learning of the contents, identification of technical-scientific terms, and development of criticality and were encouraged to seek continuous scientific updating, which promoted the training of professionals able to the job market and capable of proposing improvements around them.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectCriticidadepor
dc.subjectFitoterápicospor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectTécnico-científicopor
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectCriticalityeng
dc.subjectHerbal medicineseng
dc.subjectDidactic technical-scientific sequenceeng
dc.titleAnálise da alfabetização científica no ensino de fitoterápicos por meio de uma sequência didáticapor
dc.title.alternativeAnalysis of scientific literacy in the teaching of phytotherapy through a teaching sequenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lupetti, Karina Omuro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5198051111079064por
dc.description.resumoO uso de fitoterápicos como forma de tratamento ou complemento aos cuidados com a saúde é uma prática bastante presente na população mundial. No Brasil, o difícil acesso das pessoas aos serviços de saúde, o alto custo dos medicamentos industrializados e também a ideia de utilizar produtos naturais sendo menos prejudiciais, contribuem para a crescente procura por fitoterápicos. Porém é preciso ter prudência, pois as plantas medicinais apresentam substâncias químicas que podem causar reações inesperadas e interações medicamentosas o que implica informação e cuidado com sua administração. Por serem produtos de venda livre são alvo da automedicação e da orientação farmacêutica, e se faz necessária a informação científica atualizada sobre sua segurança e eficácia pelos profissionais. Este trabalho teve como objetivo promover a alfabetização científica envolvendo fitoterápicos e seus conceitos, com aplicação de uma sequência didática planejada e selecionada, utilizando recursos variados, como aulas expositivas e dialogadas, experimentais, discussão de textos e pesquisa, para os alunos do curso técnico de farmácia da ETEC Francisco Garcia no município de Mococa/SP. A coleta de dados foi feita por meio de metodologia observacional e participante e, a análise da pesquisa foi realizada baseada na análise qualitativa. Os alunos apresentaram aprendizagem dos conteúdos, identificação de termos técnico-científicos, desenvolvimento de criticidade e foram incentivados à busca por atualização científica continuada, o que promoveu a formação de profissionais aptos para o mercado de trabalho e capazes de propor melhorias ao seu redor.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2193551911085295por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil