Mostrar el registro sencillo del ítem
Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química
dc.contributor.author | Dias, Fabiane Elidia | |
dc.date.accessioned | 2020-09-23T13:51:19Z | |
dc.date.available | 2020-09-23T13:51:19Z | |
dc.date.issued | 2020-08-07 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Fabiane Elidia. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13275 | |
dc.description.abstract | In chemistry education, blogs have been used as a pedagogical strategy, enabling students to participate more actively in the teaching and learning process. This research aims to develop and stimulate argumentative practice in high school chemistry classes based on blogs and looking for answers to the following research question: to what extent did the strategy of using blogs help students develop arguments and what can be said about the structural quality of those arguments? In this perspective, four groups of students received instructions to create blogs on the socio-scientific topic of pesticide use. In all the blogs, arguments were verified that present data, justifications and conclusions, which are essential elements, according to the Toulmin Model. Furthermore, in all the analyzed arguments, there is more than one justification that, in most cases, is accompanied by a backing, indicating their good structural quality. Considering the nature of the arguments found in the blogs, the approach to questions about health, environment, economy and social aspects is highlighted. Therefore, setting up the blogs gave the students the opportunity to discuss socio-scientific issues, as well as argumentation based on posting comments. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia na educação | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Questões sociocientíficas | por |
dc.subject | Blogs | por |
dc.subject | Technology in education | eng |
dc.subject | Argumentation | eng |
dc.subject | Socio-scientific issues | eng |
dc.title | Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de Química | por |
dc.title.alternative | Using blogs to develop argumentation in high school Chemistry classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Salete Linhares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7925870606416937 | por |
dc.description.resumo | Na educação em química, blogs têm sido utilizados como estratégia pedagógica, possibilitando aos alunos participação mais ativa no processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e estimular a prática argumentativa em aulas de química no ensino médio, a partir do uso de blogs e busca respostas para a seguinte questão de pesquisa: em qual extensão a aplicação da estratégia de uso de blogs favoreceu a elaboração de argumentos por parte dos alunos e o que se pode afirmar com relação à qualidade estrutural dos referidos argumentos? Nessa perspectiva, quatro grupos de alunos receberam instruções para elaboração de blogs sobre o tema sociocientífico uso de agrotóxico. Em todos os blogs foram verificados argumentos que apresentam dado, justificativa e conclusão, elementos essenciais, segundo o Modelo de Toulmin. Ademais, em todos os argumentos analisados há mais de uma justificativa que, na maioria das vezes, está acompanhada de um backing, indicando a boa qualidade estrutural dos mesmos. Considerando a natureza dos argumentos presentes nos blogs, destaca-se a abordagem de questões sobre saúde, meio ambiente, economia e aspectos sociais. A elaboração dos blogs propiciou, portanto, a discussão de questões sociocientíficas por parte dos alunos bem como a argumentação, a partir da postagem de comentários. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2694114368216564 | por |