Mostrar el registro sencillo del ítem
Química experimental: uma abordagem investigativa do teor de ferro em alimentos por espectrofotometria
dc.contributor.author | Dias, Estela de Lima | |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T10:05:36Z | |
dc.date.available | 2020-09-30T10:05:36Z | |
dc.date.issued | 2020-05-25 | |
dc.identifier.citation | DIAS, Estela de Lima. Química experimental: uma abordagem investigativa do teor de ferro em alimentos por espectrofotometria. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13302. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13302 | |
dc.description.abstract | Practical activities in the laboratory are guided by script with traditional procedures, and in order to carry out the experiments, it is necessary to follow a linear sequence, which the professor or text direct what and how to do. The aim of this work is to put the student on a position to carry out research, using concepts, develop skills, attitudes and values. The students assumed the role of researcher, reflecting critically on their way of thinking and acting. The teachers' role in this construction was to problematize the phenomena, question the students and the data, make relationships, contextualize the learned content, and stimulate the creativity and involvement of the students. Experimentation by an investigative approach was adopted, which is one of the ways to promote Scientific Literacy, which, briefly, prepare students for life in society, taking into account their citizen, critical and responsible activity. The progress and application of this project were analyzed through systematic observation and by categorizing the data obtained in the application of diagnostic questionnaires, according to the consulted references. At the end of the completed project, the investigative activity of analysis of iron in food by ultraviolet spectrophotometry has developed research habilities, and scientific communication among students supported by the articulation of knowledge already acquired. It also had possibilited training new studies, stimulating the performance of team activities and cooperation between the students involved, in addition to prepare them for the professional activities of chemistry technician. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Atividade investigativa | por |
dc.subject | Espectrofotometria | por |
dc.subject | Alimentos | por |
dc.subject | Ferro | por |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | Investigative activity | eng |
dc.subject | Spectrophotometry | eng |
dc.subject | Food | eng |
dc.subject | Iron | eng |
dc.title | Química experimental: uma abordagem investigativa do teor de ferro em alimentos por espectrofotometria | por |
dc.title.alternative | Experimental chemistry: an investigative approach of iron content in foods by spectrophotometry | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lupetti, Karina Omuro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5198051111079064 | por |
dc.description.resumo | Geralmente as atividades práticas, em laboratório, são orientadas por roteiros com procedimentos tradicionais, sendo que, para a realização das experiências, é necessário seguir uma sequência linear, na qual o docente ou o texto determinam o que e como fazer. O objetivo deste trabalho foi colocar os alunos em situação de realizar pesquisas, tendo como finalidade a construção de conceitos e desenvolvimento de suas competências, atitudes e valores. Os alunos assumiram, assim o papel de pesquisadores, refletindo criticamente sobre a sua maneira de pensar e de agir. O papel do professor, nessa construção, foi problematizar os fenômenos, questionar os estudantes e os dados, fazer relações, contextualizar os conteúdos aprendidos e estimular a criatividade e o envolvimento dos alunos. Foi adotada a experimentação por abordagem investigativa, que é uma das formas de promover a Alfabetização Científica, que almeja, de forma resumida, preparar os alunos para a vida em sociedade, levando em conta sua atuação cidadã, crítica e responsável. O andamento e eficácia deste projeto foram analisados, através da observação sistemática e pela categorização dos dados obtidos, na aplicação de questionários diagnósticos, conforme as referências consultadas. Ao término do projeto concluiu-se que a atividade investigativa de análise de ferro em alimentos por espectrofotometria ultravioleta propiciou aos alunos o desenvolvimento da investigação, manipulação e comunicação científica com a articulação de conhecimentos já adquiridos e formação de novos conhecimentos, estimulou a realização de atividades em equipe e a cooperação entre os alunos envolvidos, além de prepará-los, para as atividades profissionais de um técnico em química. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2922612816768912 | por |