Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Adilson José Gomes de
dc.date.accessioned2020-11-23T10:24:30Z
dc.date.available2020-11-23T10:24:30Z
dc.date.issued2020-10-14
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adilson José Gomes de. Práticas de gestão da qualidade em compras: estudos de caso em empresas automotivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13474.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13474
dc.description.abstractIn the last decades with the advent of increasingly demanding consumers, quality has gained prominence among companies. For an organization to satisfy the customer's needs, it must use quality in its products and services, as it reflects the requirements necessary to meet those needs and exceed customer expectations. Starting from the point that quality management is an important competitive advantage, some authors argue that it has synergy with the purchasing area and attribute that the quality of raw materials and inputs greatly interfere with the quality of the final product, with the application of quality management practices in purchasing can bring enormous benefits to companies. The sector chosen for the research was the automobile industry, in view of the numbers that the sector presents in sales of motor vehicles and the great participation in the dissemination and application of new forms of management. From an exploratory bibliographic review, few studies were found in this area, highlighting the work of Sánchez-Rodriguez et al. (2005) and Hemsworth et al. (2008) who used a model called QMPP (Quality Management Practices Purchasing) for a quantitative study. The Sánchez-Rodriguez et al. (2005) served as a basis for listing the Quality Management in Purchasing practices explored in this work and the breakdown of these practices into operational elements was used to develop a semi-structured questionnaire that applied to three vehicle manufacturers served as an instrument for data collection . The evidence collected presented situations in which it is possible to establish the use of all the operational elements of a given practice, as well as some discrepancies in the use of these elements, concluding that the companies studied demonstrate the importance of the purchasing area being managed by the principles of quality .eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompraspor
dc.subjectGestão de compraspor
dc.subjectPráticas de compraspor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectPráticas da qualidadepor
dc.subjectPráticas da qualidade em compraspor
dc.subjectPurchasingeng
dc.subjectPurchasing managementeng
dc.subjectPurchasing practiceseng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectQuality practiceseng
dc.subjectQuality practices in purchaseseng
dc.titlePráticas de gestão da qualidade em compras: estudos de caso em empresas automotivaspor
dc.title.alternativeQuality management practices in purchases: case studies in automotive companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toledo, José Carlos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421627326330417por
dc.contributor.advisor-co1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.description.resumoNas últimas décadas com o advento de consumidores cada vez mais exigentes a qualidade ganhou destaque entre as empresas. Para uma organização satisfazer as necessidades do cliente deve empregar a qualidade em seus produtos e serviços, pois esta reflete os requisitos necessários para atender a essas necessidades e superar às expectativas do mesmo. Partindo do ponto que a gestão da qualidade é um importante diferencial de competitividade, alguns autores defendem que a mesma apresenta sinergia com a área de compras e atribuem que a qualidade das matérias-primas e insumos interferem grandemente na qualidade do produto final, sendo que a aplicação das práticas de gestão da qualidade em compras podem trazer enormes benefícios para as empresas. O setor escolhido para a pesquisa foi a indústria automobilística, tendo em vista os números que o setor apresenta em vendas de veículos automotores e a grande participação na divulgação e aplicação de novas formas de gestão. A partir de uma revisão bibliográfica exploratória, foram encontrados poucos estudos nesta área, destacando os trabalhos de Sánchez-Rodriguez et al. (2005) e Hemsworth et al. (2008) que utilizaram de um modelo denominado QMPP (Quality Management Practices Purchasing) para um estudo quantitativo. O modelo de Sánchez-Rodriguez et al. (2005) serviu de base para elencar às práticas de Gestão da Qualidade em Compras exploradas neste trabalho e o desdobramento dessas práticas em elementos operacionais foram utilizados para desenvolvimento de um questionário semiestruturado que aplicado a três montadoras de veículos serviu como instrumento para a coleta de dados. Às evidências coletadas apresentaram situações nas quais é possível estabelecer o uso de todos os elementos operacionais de uma determinada prática, bem como algumas discrepâncias no uso desses elementos, podendo concluir que as empresas estudadas demonstram a importância da área de compras ser administrada pelos princípios da qualidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8074951665406960por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil